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Orientações obrigatórias para criar o Manual de Temas
Orientações obrigatórias para criar o Manual de Temas

Saiba quais são as recomendações para criar a estrutura do Manual de Temas.

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

O manual de temas disponibilizado na plataforma da Loja Integrada para os lojistas deve seguir a estrutura abaixo, para garantirmos a padronização, a qualidade do manual e a disposição de informações relevantes para o lojista.

Siga as orientações e utilize a estrutura do modelo como base para criar seu manual. Não é obrigatório usar o formato do PPT, porém todas as categorias que tem nele precisam estar no manual.

Este artigo está dividido em três tópicos: novas regras, sobre a estrutura do manual e recomendações.

Novas regras

Você, parceiro, deverá cadastrar no campo arquivos do tema um arquivo zipado com:

  • Arquivo em pdf que leve para o link do manual (este deve ser online, para facilitar alterações em caso de mudanças)

  • Os banners e fontes deverão estar em um link do Google Drive. Caso não tenha, você pode colocar os banners e fontes em um arquivo zipado, que vão ficar no mesmo arquivo comprimido (.zip), sendo que separados dentro de pastas, conforme o exemplo abaixo:

Sobre a estrutura do manual

🛑 Atenção - Você deverá seguir o Modelo obrigatório de Manual de Tema. Baixe e edite com as suas informações mantendo a estrutura do arquivo.

O manual deve seguir exatamente a ordem abaixo:

1 - Recomendações antes de começar as configurações

Neste item você deve colocar todos os pontos que o cliente deve saber antes de iniciar a configuração do tema.

2 - Sobre a (nome da sua empresa)

Neste item, você deve colocar todos os contatos para que o cliente possa encontrá-lo de maneira fácil.

Lembrando que o suporte aos clientes de temas deve ser feito pelo parceiro e não pela Loja Integrada, como está registrado no nosso Termo e Condições da parceria.

Aqui é importante que você coloque, principalmente, seu contato de suporte.

Aproveite para disponibilizar canais de ajuda que facilitem a vida do nosso cliente!

  • Site;

  • Contatos comerciais;

  • E-mail dedicado ao suporte (que também será cadastrado em Meus Dados, no cadastro do parceiro);

  • Canais de suporte dedicado, podendo ser página de contato, ferramentas como Zendesk e Intercom, chat, WhatsApp, etc.;

  • Redes sociais (opcional);

  • Links importantes (opcional).

3 - Suporte do tema

Neste item você deve informar que o suporte oferecido pela sua empresa se refere ao tema vendido e adicionais, caso o cliente tenha comprado.

O tempo de suporte obrigatório oferecido pelo parceiro é de 90 dias a contar da aprovação da compra. Você pode vender suporte estendido como um serviço adicional (caso venda, pedimos que inclua isso neste item), mas é obrigatório cumprir o prazo oferecido na contratação.

O seu tempo de resposta para o cliente deve ser de até 48h úteis.

Além do manual, o cliente terá acesso aos contatos que você nos informar para suporte. Lembre-se de manter sempre atualizado e caso faça alguma mudança, nos avise.

4 - Sobre a Loja Integrada

Se o comprador tiver alguma dúvida sobre a plataforma, este deve entrar em contato pelos canais oficiais da Loja Integrada, com o nosso time de suporte.

🔔 É importante saber - Lembre-se que os clientes grátis têm suporte pela Comunidade da Loja Integrada.

Para ajudar o cliente, deixe os contatos de suporte da Loja Integrada abaixo:

5 - Passo a passo para configurar o tema

Neste item você deve cumprir os requisitos abaixo para o manual de configurações do tema:

  • Caso o tema necessite ter uma determinada configuração de Disposição de Layout para ficar igual ao tema modelo, isso precisa ser informado para o cliente logo no início deste item e você deve deixar um passo a passo de como ele deve fazer;

  • Explicar como funciona a edição de Cores neste tema;

  • Explicar como funciona a edição de Fontes neste tema;

  • Explicar a instalação dos recursos do tema com passo a passo e imagens separado por tópicos;

  • Se o tema tiver alguma característica que funcione de forma diferente do tema padrão, isso deve ser informado em um tópico de “observações sobre o tema”;

  • Explicar como funciona a configuração dos banners e tamanhos recomendados para os mesmos;

6 - Como avaliar o tema comprado?

Este item é obrigatório no manual, vamos incentivar nossos clientes a avaliarem suas compras!

Use este tutorial como apoio: Como avaliar meu tema/serviço?

7 - Como cancelar a compra do tema?

Você deve deixar claro que o cancelamento deve ser solicitado pelo cliente para o parceiro (você) em até 7 dias corridos, a contar da data de aprovação.

8 - Serviços que oferecemos

Aproveite este espaço para divulgar outros serviços da sua empresa vendidos no nosso marketplace e convidar o cliente a conhecê-los! :)

9 - Materiais de apoio

Aqui será um espaço para que você coloque materiais que considere relevantes para o nosso cliente!

Exemplo:

  • Dicas que você pode dar a ele;

  • Regras de uso do tema;

  • Bonificações;

  • Agradecimento pela compra;

  • E muito mais!

Recomendações

  • Separe o manual em tópicos para cada funcionalidade, dessa forma o manual ficará mais organizado. Deixe numerado para que o doc faça um sumário, dessa forma o cliente vai achar de forma fácil e simples a página da configuração que deseja.

  • Invista em utilizar imagens, gifs e vídeos das telas para uma compreensão melhor. Recomendamos a extensão do Chrome Nimbus Screenshot & Screen Video Recorder e o software ScreenToGif (não é uma regra, somente uma indicação de ferramenta).

  • Você pode usar qualquer ferramenta para criar o seu manual, seja ppt, doc ou uma página num site. Recomendamos a ferramenta Notion, que é esta na qual você está acessa o manual de parceiros.

🛑 Atenção - Lembre-se que o manual deve prever dúvidas do nosso cliente!

Caso sinta a necessidade de fazer alguma modificação ou tenha uma sugestão de melhoria, por favor, entre em contato com um especialista da Loja Integrada.

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