Todas as coleções
Soluções
Ferramentas Google
Google Analytics
Como criar um funil de vendas no Google Analytics?
Como criar um funil de vendas no Google Analytics?

Criando um funil de vendas no Google Analytics.

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

Como criar um funil de conversões no GA?

Funil de vendas é um modelo estratégico para visualizar a jornada de compra do consumidor, ou seja, as etapas do funil compreendem o processo pelo qual o potencial cliente passa até se transformar, de fato, em uma venda.

Para entender mais sobre quais são as etapas do funil e como aproveitar cada uma delas, clique aqui.

Importante saber: caso utilize a nova versão do Google Analytics GA4 não é necessário criar o funil de conversões. Este passo a passo é funcional para quem utiliza a versão antiga do GA.

01 - Acesse o seu painel do Google Analytics e clique no botão Administrador no canto inferior esquerdo, em seguida clique em Metas

02 - Clique em + Nova Meta

Passo 03 - E agora, selecione a opção de configuração Personalizado > Continuar

04 - No passo 2, você deve incluir um nome para essa meta e um código de posição para uso interno do Google Analytics. E em tipo você pode selecionar a opção "Destino"

05 - Agora no passo 3, você irá configurar a página que determina a conclusão da meta e o caminho que os seus clientes irão seguir para conclui-la.

Na opção Destino selecione "Expressão regular", e no campo ao lado insira:

^/checkout/.*/finalizacao

06 - No passo 3, ative a opção Funil e configure as etapas a seguir:

  1. Produto: Caso queira, você pode incluir a url da página do produto, para acompanhar quantas pessoas acessaram esse produto e compraram (não obrigatório);

  2. Carrinho: /carrinho/index

  3. Página de finalização: /checkout

07 - Agora, você pode clicar em "Verifique essa meta", dessa forma o Google irá gerar uma simulação da conversão da meta nos últimos 7 dias.

Clique em Salvar e aguarde a contabilização do sistema dos dados.

Respondeu à sua pergunta?