Funil de vendas é um modelo estratégico para visualizar a jornada de compra do consumidor, ou seja, as etapas do funil compreendem o processo pelo qual o potencial cliente passa até se transformar, de fato, em uma venda.

Para entender mais sobre quais são as etapas do funil e como aproveitar cada uma delas, clique aqui.

Como configurar o funil de vendas no Google Analytics

Passo 01 - Acesse o seu painel do Google Analytics e clique no botão Administrador no canto inferior esquerdo, em seguida clique em Metas

Passo 02 - Clique em + Nova Meta

Passo 03 - E agora, selecione a opção de configuração Personalizado > Continuar

Passo 04 - No passo 2, você deve incluir um nome para essa meta e um código de posição para uso interno do Google Analytics. E em tipo você pode selecionar a opção "Destino"

Passo 05 - Agora no passo 3, você irá configurar a página que determina a conclusão da meta e o caminho que os seus clientes irão seguir para conclui-la.

Na opção Destino selecione "Expressão regular", e no campo ao lado insira:

^/checkout/.*/finalizacao

Passo 06 - No passo 3, ative a opção Funil e configure as etapas a seguir:

  1. Produto: Caso queira, você pode incluir a url da página do produto, para acompanhar quantas pessoas acessaram esse produto e compraram (não obrigatório);

  2. Carrinho: /carrinho/index

  3. Página de finalização: /checkout

Passo 07 - Agora, você pode clicar em "Verifique essa meta", dessa forma o Google irá gerar uma simulação da conversão da meta nos últimos 7 dias.

Clique em Salvar e aguarde a contabilização do sistema dos dados.

Encontrou sua resposta?