As vendas por cartão passam pelo antifraude?
Sim, 100% das vendas por cartão de crédito passam pela análise antifraude.
Onde será feita uma checagem completa na venda para verificar se é possível aprovar a venda com segurança e de forma saudável para a loja.
Como funciona a análise antifraude do cartão de crédito?
O antifraude é um processo focado na segurança das vendas online, com objetivo de confirmar a veracidade dos pedidos e barrar as fraudes.
Toda transação processada pelo Pagali passa por duas verificações: a primeira é a do banco, que analisa os dados do cartão informado. Caso o banco aprove, é feita uma reserva do limite do cartão e a transação segue para a análise do antifraude.
Uma análise antifraude é feita com base em diferentes aspectos: dados fornecidos pelo cliente no checkout, histórico de compras, perfil de consumo e outros.
Algumas transações são aprovadas / recusadas de imediato por esse sistema, porém alguns casos podem exigir uma análise mais detalhada e cuidadosa para garantir a segurança na transação que está sendo realizada.
Nesses casos ocorre o direcionamento da transação para a mesa de antifraude, onde é feito uma análise mais cuidadosa e em alguns casos até o contato com o portador do cartão para validar a legitimidade da compra com o portador do cartão.
Normalmente a análise é finalizada nas primeiras 24 horas, porém em alguns poucos casos pode levar até 48 horas corridas (que é o prazo máximo).
Lembrando que é importante comunicar o cliente que pode haver confirmação de dados por telefone, para que ele fique atento e saiba que é um processo autêntico.
Obs.: Podem acontecer situações onde a transação está em análise, mas o cliente informa que já foi cobrado. A operadora do comprador reserva o valor da transação no cartão do consumidor ao autorizar a compra, permitindo a captura do valor se a transação for aprovada pelo antifraude. Mas, se esse pedido for reprovado no antifraude, o valor retorna para o cartão e não haverá nenhuma cobrança na fatura.
As vendas por cartão possuem cobertura de chargeback?
Sim, toda transação Pagali possui cobertura de chargeback em casos de fraude.
Por qual motivo a venda de cartão de crédito foi cancelada?
A transação poderá ser cancelado por:
Não ser autorizada por parte do banco, devido cadastro de informações do cartão de crédito de forma incorreta, saldo insuficiente e outros motivos;
Recusada na análise de segurança.
Em ambos os casos, não ocorre cobrança por parte do Pagali no cartão de crédito do comprador.
Por qual motivo o pedido foi recusado e está sendo lançado no cartão de crédito do meu comprador?
No caso de cancelamento pelo antifraude, o valor da pre-autorização (reserva) é retornado pela operadora do comprador no prazo de até 7 dias úteis. Este é um prazo da operadora do cliente e o Pagali não tem nenhuma ação sobre ele.
Agora, se a transação tiver sido cancelada pela operadora do comprador, é importante que o cliente entre em contato com a central de atendimento do cartão de crédito, para entender o que aconteceu antes de realizar novamente a compra.
Como vejo o motivo do cancelamento da venda?
Siga as instruções abaixo para consultar o motivo da recusa do pagamento, se foi pelo antifraude ou pela operadora do comprador:
01 - No painel da sua Loja, selecione o menu Pagali > Transações
02 - E no menu “Transações”, clique no pedido que deseja consultar
03 - Dentro do pedido, irá apresentar os status da transação
Transação recusada: significa que a venda foi recusada pelo antifraude, sendo necessário orientar o consumidor a realizar um novo pedido. Aqui irá apresentar no status "aguardar pagamento" antes da recusa do antifraude.
Recusa pela operadora do comprador: na atualização da transação constará que o pagamento foi recusado pelo banco, como exemplo na imagem abaixo.
Normalmente o cancelamento por parte da operadora do comprador é feito imediatamente, logo após a realização da compra.