Como usar o Avise-me da minha Loja Integrada?
Este é um recurso muito poderoso para qualquer loja virtual. Quando existirem produtos esgotados em sua loja, o cliente poderá se cadastrar para receber um aviso quando esse produto estiver novamente disponível no estoque. Isso permite que o lojista veja os produtos mais desejados e possa gerenciar melhor seu estoque.
Como visualizo os produtos marcados com avise-me?
Sempre que um de seus clientes selecionar a opção de avise-me para um produto, informando seu nome e e-mail, o produto irá para a lista do avise-me. Para visualizar a lista, acesse o caminho Marketing > Avise-me.
Além da lista de produtos para os quais foi solicitado o aviso você pode ver a quantidade de solicitações de avise-me para cada produto.
Você também pode:
Realizar a busca na lista do avise-me por produto.
Ordenar a lista por ordem alfabética, últimos produtos, destaque, mais vendidos e indisponíveis. Basta clicar no botão Filtros e preencher conforme desejado.
Filtrar a lista por status do produto (Ativos, Inativos e Desabilitados) e produto com variação. Basta clicar no botão Filtros e preencher conforme desejado.
Importante: para habilitar a opção de avise-me para seleção pelos clientes é preciso que nas configurações do produto a opção “Quando o produto acabar em estoque” esteja preenchida como “Tornar o produto indisponível”.
Como enviar alerta de avise-me para os meus clientes de forma manual?
A configuração padrão do avise-me pressupõe o envio manual das notificações aos clientes. Ao acessar o caminho Marketing > Avise-me e clicar em ‘Configurações’ você poderá verificar que a opção ‘Envio manual’ estará selecionada. Caso tenha selecionado a opção de ‘Envio automático’ basta mudar a seleção para ‘Envio manual’.
Para que as notificações sejam enviadas você deverá seguir o fluxo abaixo:
01 - Na página que contém a lista de produtos do avise-me, ao passar o cursor na linha com o produto para o qual deseja enviar a notificação você verá um ícone de sino com função ‘Notificar Clientes’. Clique nesse ícone.
02 - No pop-up você verá a lista de todos os clientes que selecionaram a opção de avise-me para o produto. Você pode exportar a lista, adicionar clientes e excluir algum cliente caso não faça sentido o envio de notificação para o mesmo.
03 - Após revisar a lista de clientes do pop-up, selecionar a opção ‘Notificar clientes’. Você também poderá escrever uma mensagem personalizada para constar no e-mail enviado, caso deseje.
04 - Concluídas as etapas acima selecionar a opção ‘Enviar notificação’. Todos os clientes contidos na lista revisada do produto receberão o aviso por e-mail de que o mesmo está disponível para compra.
Importante: Não se esqueça de atualizar o estoque para que o cliente, ao acessar o produto no site, veja que o mesmo está disponível.
Como enviar alerta de avise-me para os meus clientes de forma automática?
É possível habilitar a função de ‘Envio automático’. Essa função, ao ser habilitada, fará com que, toda vez que o estoque de um produto que estava esgotado for atualizado, seja enviada notificação por e-mail para todos os clientes que selecionaram a opção avise-me para o produto.
É uma forma de facilitar e agilizar o processo de notificação dos clientes e potencializar ainda mais o aproveitamento dessas oportunidades de venda represadas. Para fazer o envio automático siga os passos abaixo:
01 - Acesse o caminho Marketing > Avise-me > Configurações.
02- Selecionar a opção ’Envio automático’ e salve as alterações.
Feito isso, a ferramenta passará a realizar o envio dos e-mails de notificação automaticamente sempre que o estoque dos produtos que estavam indisponíveis for atualizado.
A mensagem de notificação para envios realizados na opção ‘Envio automático’ será padrão. A partir do plano expansão é possível personalizar os e-mails enviados no Editor de e-mail. Para isso acesse o caminho Personalize sua loja > Editor de e-mail > Atualizações transacionais > E-mail de notificação do Avise-me.
💡É importante saber:
Ao selecionar a opção de ‘Envio automático’ a regra valerá para todos os produtos na lista do avise-me.
Tanto na opção de envio manual quanto na de envio automático, pode levar alguns minutos para que o produto para o qual foi enviada a notificação deixe de aparecer na lista do avise-me. Em caso de, neste período entre o envio e a atualização da lista acontecer nova solicitação de envio para este mesmo produto, não se preocupe, o avise-me só realiza envio de uma notificação para cada cliente na lista de avise-me do produto, então não serão enviados e-mails duplicados.
Para clientes que se inscreveram para serem notificados sobre a disponibilidade de um produto e não especificaram a variação desejada (por exemplo, tamanho e cor), é recomendado avaliar a lista do avise-me antes do disparo evitando notificações genéricas. Nesses casos, o envio ficará pendente e você deverá realizar o envio de forma manual;
Se o produto está no avise-me e for atualizado para a opção de “Quando o produto acabar em estoque” esteja configurado como "continuar vendendo normalmente", o avise-me não será disparado. Ele dispara somente para produtos com estoque.