Enviando sitemap para o Google

Como enviar sitemap para o Google?

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

O que é sitemap?

Sitemap (mapa do site) é um arquivo XML que contém todas as URLs existente em seu site, ao enviar o seu sitemap para o Google, você ajuda o Google a identificar a compreender quais páginas existentes e consequentemente listar as páginas no mecanismo de busca.

Antes de enviar o Sitemap para o Google, é necessário confirmar a propriedade do seu site, clique aqui que temos um artigo bem detalhado para te ajudar.

Uma vez que o Google confirmou que você é realmente o "dono" do domínio em questão, você estará habilitado a informar o arquivo onde constam todas páginas da sua loja virtual. Esse arquivo é chamado de sitemap.xml.


Como enviar sitemap para o Google?

Siga os passos abaixo:

01 - Primeiramente entre na sua conta do Google Search Console. Vá em Índice > Sitemaps

02 - Aparecerá a opç˜ão de "Adicionar um novo Sitemap", insira no campo o texto "sitemap.xml", e em seguida clique em Enviar

👉🏼 Para acessar o sitemap da loja, basta adicionar /sitemap.xml ao final do domínio/subdomínio, assim: www.dominio.com.br/sitemap.xml

Importante saber: através do sitemap não são enviadas as subcategorias, somente as categorias principais, pois os produtos que estão nas subcategorias necessariamente também estão nas categorias principais.

Pronto, o seu sitemap foi enviado para o Google!

Respondeu à sua pergunta?