Como funciona o link de carrinho?
Funciona semelhante ao carrinho da sua loja, mas ao invés de montar um carrinho na loja, você vai montar no painel, escolher os produtos, cupom de desconto (se desejar) e, ao fim do processo, gerar um link encurtado do carrinho que você criou, podendo enviá-lo direto para o usuário efetuar a compra ou até mesmo compartilhar em redes sociais, ou campanhas de marketing.
Vantagens do recurso link de carrinho
O uso de links de carrinho compartilháveis oferece diversas vantagens para lojistas, permitindo uma experiência de compra mais fluida e eficiente. Veja alguns exemplos de como esses links podem ser utilizados:
Parcerias com Influencers: é possível criar links de carrinho pré-montados com cupons de desconto de influencers. Esses cupons são aplicados automaticamente no carrinho, simplificando o processo de compra para o cliente.
Televendas: Atendentes de televendas podem montar todo o carrinho para o cliente e enviar o link para finalização da compra, proporcionando uma experiência de compra personalizada e sem complicações.
Campanhas e promoções: Lojistas podem criar campanhas, banners e outros tipos de divulgação atrelados a links de carrinho pré-montados. Isso é ideal para vender um grupo específico de itens simultaneamente, aumentando a eficácia das promoções.
Presença em redes sociais: Lojistas com presença ativa em redes sociais podem criar carrinhos pré-montados e divulgá-los em stories, lives, e outras postagens. Isso leva os usuários mais rapidamente e facilmente à etapa final do pedido, direcionando a compra para uma cesta de produtos específica.
Em qual plano está disponível o recurso Link de carrinho?
A ferramenta Link de carrinho está disponível a partir do plano Crescimento.
Como criar um link de carrinho?
01 - Acesse Vendas > Link de carrinho.
02 - Nesta página, você poderá começar a montar o carrinho que deseja criar.
03 - Escolha os produtos e adicione-os ao carrinho lateral clicando em “Adicionar”.
É possível buscar os produtos desejados no campo de busca.
Caso o produto possua variação, é necessário escolher a variação antes:
Caso queira adicionar mais de uma variação do mesmo produto, selecione a primeira > clique em “Adicionar”. Feito isso, mude a variação do produto > clique em “Adicionar” novamente, quantas vezes forem necessárias para adicionar todas as variações que quiser ao carrinho.
Caso existam promoções aplicadas nos produtos selecionados, os descontos serão exibidos no carrinho lateral.
04 - (Opcional) Após terminar a seleção de produtos, é possível adicionar um cupom clicando em “Adicionar cupom”, que abrirá um modal exibindo os cupons da loja.
Serão exibidos apenas cupons com status "ATIVO".
Não serão exibidos cupons exclusivos para grupos ou usuários selecionados.
Após o cupom adicionado, o desconto dele também será exibido no carrinho lateral.
Caso o cupom tenha alguma limitação, um aviso será exibido no carrinho lateral:
Cupom para categorias ou produtos específicos: “o desconto do cupom adicionado é limitado a produtos específicos”.
Cupom com valor mínimo: “o cupom adicionado requer um valor mínimo de R$XX,XX no carrinho para ser aplicado”.
Cupom não acumulativo: “o cupom adicionado não pode ser combinado com outras promoções. Apenas o desconto do cupom será aplicado”.
05 - Após a seleção dos produtos (e do passo opcional de seleção de cupom), o valor total do carrinho será exibido.
Importante: caso existam descontos por meio de pagamentos cadastrados na loja, esse desconto não será exibido nessa etapa, por ser aplicado somente após a seleção do meio de pagamento que possui desconto cadastrado (exemplo: 5% no PIX).
06 - O botão “Criar link de carrinho” abre um modal onde você pode indicar uma UTM (saiba mais sobre UTMs) para acompanhar os resultados da campanha/link.
07 - Ao clicar em “Continuar”, o link encurtado do carrinho criado é exibido na tela, juntamente a um botão de “Copiar link”, e botão de atalho para compartilhamento no WhatsApp.
O link de Carrinho tem validade?
O link gerado pode ser utilizado quantas vezes forem necessárias, sem restrições.
O que acontece se um produto estiver inativo?
O produto será removido do carrinho automaticamente e apresentará o aviso na página de carrinho:
"Alguns produtos que você adicionou no carrinho tiveram suas quantidades alteradas ou foram removidos, pois não possuem estoque suficiente disponível."
💡 Importante saber: É necessário salvar o link em um documento/planilha, caso você perca o link, pode ser necessário montar o carrinho novamente.