Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesProdutosCadastro de produto
Como cadastrar um produto simples?
Como cadastrar um produto simples?

Aprenda a cadastrar um produto simples, sem variação, na sua Loja Integrada.

Atualizado há mais de um mês

Neste artigo, te ensinamos como cadastrar um produto simples em sua loja. Caso o seu produto tenha alguma variação (de cor, tamanho..), siga as instruções desse artigo.


Como adicionar variações em um produto simples?

Atenção! Ao cadastrar o produto como produto simples, não será possível alterar para produto com variação, neste caso, será necessário criar um novo produto.

Assista o vídeo abaixo ou siga os passos a seguir:

01 - No painel de sua loja, siga pelo caminho Produtos > Criar produto.

02 - Você verá o formulário de cadastro de produtos dividido em algumas seções. Abaixo listamos cada uma delas:

Informações principais

  • Nome do produto - O nome do produto, como ele será exibido na loja;

  • Situação do produto - Por padrão, o produto será criando sempre como sendo um Produto Novo. Caso seu produto seja usado, mude para Produto Usado.
    Os locais onde esse atributo é usado são:

    • XML do FB

    • XML do Merchant

    • Schema da página do produto (para leitura do Google)

🔔 É importante saber - Caso você mude a opção Produto ativado? Para Não, o produto não será excluído do seu catálogo, mas ficará oculto na loja para seu cliente.

  • Status - Para que o produto seja exibido na loja, selecione o status Ativo, caso contrário, selecione a opção Inativo;

  • Com variação? - Como estamos criando um produto simples, mantenha em Não. Para criar um produto com variação consulte este artigo;

  • Visível? - Selecione a opção Sim, caso deseje que o produto seja visível para seus clientes, caso contrário, selecione a opção Não. Produtos invisíveis não geram página de produto, não aparecem em busca, categorias ou acessando via url, porém podem ser incluídos em "Link de carrinho". Brindes, por exemplo, são produtos que no geral não ficam visíveis;

  • À venda? - Selecione a opção Sim caso deseje que o produto possa ser anexado pelo cliente ao carrinho e comprado, caso contrário, selecione a opção Não. Brindes, por exemplo, são produtos que no geral não ficam à venda;

  • Em destaque? - Selecione a opção Sim se quiser destacar esse produto fazendo-o aparecer na vitrine de sua loja. Se não quiser que o produto apareça na sua página inicial, selecione a opção Não;


Descrição do produto

Posso incluir imagens na descrição?

Sim! É só clicar no ícone da imagem, sinalizada abaixo:


Na tela seguinte, preencha as informações solicitadas para a imagem poder ser exibida na página e assim que finalizar, clique em Ok.


URL - Caso seja alguma imagem de algum site ou Local do Servidor, caso a imagem esteja salva no seu banco de dados que são adicionadas no campo Minha Loja > Upload de Arquivos;

Texto Alternativo - Texto que aparece ao passar o mouse em cima da imagem;

Largura e Altura;

Borda - Que será definida por números (pixels) indicando a largura da borda;

HSpace (Horizontal Space) - Espaço a direita e esquerda da imagem;

VSpace (Vertical Space) - Espaço acima e abaixo da imagem;

Alinhamento - Define de que lado a imagem irá se posicionar.

Qual o máximo de caracteres para a descrição do produto?

Você pode incluir até 200.000 caracteres contando com o código HTML. Você pode visualizar a quantidade no canto inferior direito.

Posso usar HTML na descrição?

Pode sim!

Preenchendo essas informações, é hora de passar para a próxima seção de cadastramento:


Imagens e vídeo

01 - Na seção de imagens, clique em Escolher imagens para selecionar as fotos dos produtos ou, se preferir, arraste as imagens e solte diretamente na tela. Além disso, caso seu produto tenha algum vídeo, insira a URL do YouTube no campo indicado.

Qual o máximo de fotos que posso ter por produto?

No cadastro do produto há limite de até 20 fotos, recomenda-se que cada produto tenha 4 a 6 imagens.

Qual o tamanho ideal das imagens?

  • Tamanho do arquivo: até 4MB por imagem

  • Dimensões da imagem: até 2500 x 2500px

  • Formato: JPG

❗ Recomendamos que o nome do arquivo não tenha acento e caracteres especiais, para que não gere nenhum erro em outras ferramentas, por exemplo: XML.

Artigos relacionados:

02 - Caso você possua um vídeo do seu produto, você deve importar para o YouTube e em seguida copiar o link da URL e colar na opção abaixo:

❗A plataforma não aceita o SHORT Link.

Feito isso, é hora de cadastrar o preço dos seus produtos.


Preços

01 - Na seção de preços, você encontrará 3 opções para preencher:

  • Preço de custo - O montante investido na aquisição daquela determinada peça. O preenchimento também não é obrigatório;

  • Preço de venda - É o montante que será cobrado de seu cliente pela unidade do produto. Este campo é obrigatório;

  • Preço promocional - O preço promocional é um campo opcional e serve para mostrar um desconto no produto. Exemplo: de R$ 700,00 (preço de venda) por R$ 600,00 (preço promocional).

  • Preço sob consulta - Essa opção é recomendada para quando você vende um produto que tem um preço variável de acordo com algumas circunstâncias.

02 - Preencha de acordo com os preços que você pratica para os seus produtos e siga para a próxima seção.


Códigos e Estoque

01 - Na seção de códigos e estoque, você encontrará 5 campos de preenchimento para completar o cadastro de produto:

  • Código do Produto (SKU) - Este código é a identificação única do produto. Cada produto deverá ter um código diferente. Caso queira, clique em Gerar código para que a plataforma crie um automaticamente para você.

  • GTIN, MPN e NCM - São códigos exigidos por alguns serviços externos, como o Google Shopping. O preenchimento dessas informações é importante, porém não obrigatório. Caso queira mais informações sobre esses códigos, clique aqui.

  • Gerenciar o estoque deste produto?: Por padrão esta opção estará desabilitada. Isso significa que a plataforma apresentará seu produto com um estoque infinito. Ao habilitar, outros campos serão apresentados;

  • Quantidade - Informe quantas unidades do produto você tem em estoque;

  • Disponibilidade - Por padrão esta opção estará como Disponibilidade Imediata, mas caso seu produto tenha um prazo de produção, você poderá informar nas opções que aparecerem.

  • Quando o produto acabar em estoque - Nesta configuração, você pode atribuir um comportamento ao produto quando ele ficar fora de estoque. Por padrão, a configuração será Tornar o produto indisponível, o que apresentará o produto como esgotado; ao mudar para Continuar vendendo normalmente, seu cliente continuará visualizando o produto ativo na loja e poderá comprar normalmente; já ao mudar para Mudar a disponibilidade para X dias úteis, o produto continuará ativo e disponível para a venda, porém com esse prazo escolhido acrescido ao prazo do meio de envio.

03 - Depois de completar o preenchimento dos campos, é hora de configurar o peso e dimensão dos produtos. Siga para a próxima etapa.


Peso e dimensões

01 - Na seção de Peso e dimensões, insira o peso e tamanho do seu produto. Lembrando que as dimensões são dos produtos já embalados.


Organização

01 - Nesta seção, você deverá cadastrar a categoria e marca dos seus produtos.

  • Categoria - Clique no campo e comece a digitar o nome da categoria do seu produto ou em Selecione uma categoria, para visualizar as categorias previamente criadas. Assim que aparecer a categoria desejada, clique no nome para vinculá-la. Caso queira criar as categorias antes de cadastrar o produto, basta clicar aqui para acessar o passo a passo.

  • Marca - Clique no campo e comece a digitar o nome da marca do seu produto ou em Selecione uma marca, para visualizar as marcas previamente criadas. Assim que aparecer a marca desejada, clique no nome para vinculá-la. Caso queira criar sua grade de marcas antes de cadastrar o produto, basta clicar aqui para o passo a passo.

Agora é a etapa final do cadastramento de produtos, siga para o próximo passo.


SEO

01 - No campo de SEO, você precisará preencher com as informações necessárias para indexação nos mecanismos de busca

Embora seja opcional, o preenchimento deste campo é extremamente importante para que seus produtos sejam encontrados no Google. É nesta etapa que você define como será exibido o produto da sua loja nos buscadores.

  • Tag Title - Informe o titulo que aparecerá nos buscadores, incluindo as palavras-chave relacionadas ao produto. Use entre 50 e 60 caracteres.

  • Meta Tag Description - É a descrição do produto. Lembre-se também de usar as palavras-chave que remetem ao seu produto nesta descrição. Use até 320 caracteres.

02 - Caso tenha qualquer dificuldade nesta etapa, recomendamos que confira este curso completo e gratuito sobre SEO, na Loja Integrada.

03 - Finalizando o preenchimento dessas informações, clique em Criar produto.

Pronto, o produto ficará disponível em alguns minutos em sua loja!

Respondeu à sua pergunta?