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Como cadastrar um produto simples?
Como cadastrar um produto simples?

Aprenda a cadastrar um produto simples, sem variação, na sua Loja Integrada.

Atualizado há mais de uma semana

Neste artigo, te ensinamos como cadastrar um produto simples em sua loja. Caso o seu produto tenha alguma variação (de cor, tamanho..), siga as instruções desse artigo.


Como adicionar variações em um produto simples?

Atenção! Ao cadastrar o produto como produto simples, não será possível alterar para produto com variação, neste caso, será necessário criar um novo produto.

Assista o vídeo abaixo ou siga os passos a seguir:

01 - No painel de sua loja, siga pelo caminho Produtos > Criar produto.

02 - Você verá o formulário de cadastro de produtos dividido em algumas seções. Abaixo listamos cada uma delas:

Informações principais

  • Nome do produto - O nome do produto, como ele será exibido na loja;

  • Situação do produto - Por padrão, o produto será criando sempre como sendo um Produto Novo. Caso seu produto seja usado, mude para Produto Usado.
    Os locais onde esse atributo é usado são:

    • XML do FB

    • XML do Merchant

    • Schema da página do produto (para leitura do Google)

🔔 É importante saber - Caso você mude a opção Produto ativado? Para Não, o produto não será excluído do seu catálogo, mas ficará oculto na loja para seu cliente.

  • Status - Para que o produto seja exibido na loja, selecione o status Ativo, caso contrário, selecione a opção Inativo;

  • Com variação? - Como estamos criando um produto simples, mantenha em Não. Para criar um produto com variação consulte este artigo;

  • Visível? - Selecione a opção Sim, caso deseje que o produto seja visível para seus clientes, caso contrário, selecione a opção Não;

⚠️IMPORTANTE: Produtos invisíveis não geram página de produto, e por isso, não aparecem nas buscas, não aparecem nas categorias e não tem uma URL para acesso direto. Entretanto, esses produtos podem ser incluídos em "Link de carrinho". Brindes, por exemplo, são produtos que no geral não ficam visíveis.

  • À venda? - Selecione a opção Sim caso deseje que o produto possa ser anexado pelo cliente ao carrinho e comprado, caso contrário, selecione a opção Não. Brindes, por exemplo, são produtos que no geral não ficam à venda;

  • Em destaque? - Selecione a opção Sim se quiser destacar esse produto fazendo-o aparecer na vitrine de sua loja. Se não quiser que o produto apareça na sua página inicial, selecione a opção Não;


Descrição do produto

Posso incluir imagens na descrição?

Sim! É só clicar no ícone da imagem, sinalizada abaixo:


Na tela seguinte, preencha as informações solicitadas para a imagem poder ser exibida na página e assim que finalizar, clique em Ok.


URL - Caso seja alguma imagem de algum site ou Local do Servidor, caso a imagem esteja salva no seu banco de dados que são adicionadas no campo Minha Loja > Upload de Arquivos;

Texto Alternativo - Texto que aparece ao passar o mouse em cima da imagem;

Largura e Altura;

Borda - Que será definida por números (pixels) indicando a largura da borda;

HSpace (Horizontal Space) - Espaço a direita e esquerda da imagem;

VSpace (Vertical Space) - Espaço acima e abaixo da imagem;

Alinhamento - Define de que lado a imagem irá se posicionar.

Qual o máximo de caracteres para a descrição do produto?

Você pode incluir até 200.000 caracteres contando com o código HTML. Você pode visualizar a quantidade no canto inferior direito.

Posso usar HTML na descrição?

Pode sim!

Preenchendo essas informações, é hora de passar para a próxima seção de cadastramento:


Imagens e vídeo

01 - Na seção de imagens, clique em Escolher imagens para selecionar as fotos dos produtos ou, se preferir, arraste as imagens e solte diretamente na tela. Além disso, caso seu produto tenha algum vídeo, insira a URL do YouTube no campo indicado.

Qual o máximo de fotos que posso ter por produto?

No cadastro do produto há limite de até 20 fotos, recomenda-se que cada produto tenha 4 a 6 imagens.

Qual o tamanho ideal das imagens?

  • Tamanho do arquivo: até 4MB por imagem

  • Dimensões da imagem: até 2500 x 2500px

  • Formato: JPG

❗ Recomendamos que o nome do arquivo não tenha acento e caracteres especiais, para que não gere nenhum erro em outras ferramentas, por exemplo: XML.

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02 - Caso você possua um vídeo do seu produto, você deve importar para o YouTube e em seguida copiar o link da URL e colar na opção abaixo:

❗A plataforma não aceita o SHORT Link.

Feito isso, é hora de cadastrar o preço dos seus produtos.


Preços

01 - Na seção de preços, você encontrará 3 opções para preencher:

  • Preço de custo - O montante investido na aquisição daquela determinada peça. O preenchimento também não é obrigatório;

  • Preço de venda - É o montante que será cobrado de seu cliente pela unidade do produto. Este campo é obrigatório;

  • Preço promocional - O preço promocional é um campo opcional e serve para mostrar um desconto no produto. Exemplo: de R$ 700,00 (preço de venda) por R$ 600,00 (preço promocional).

  • Preço sob consulta - Essa opção é recomendada para quando você vende um produto que tem um preço variável de acordo com algumas circunstâncias.

02 - Preencha de acordo com os preços que você pratica para os seus produtos e siga para a próxima seção.


Códigos e Estoque

01 - Na seção de códigos e estoque, você encontrará 5 campos de preenchimento para completar o cadastro de produto:

  • Código do Produto (SKU) - Este código é a identificação única do produto. Cada produto deverá ter um código diferente. Caso queira, clique em Gerar código para que a plataforma crie um automaticamente para você.

  • GTIN, MPN e NCM - São códigos exigidos por alguns serviços externos, como o Google Shopping. O preenchimento dessas informações é importante, porém não obrigatório. Caso queira mais informações sobre esses códigos, clique aqui.

  • Gerenciar o estoque deste produto? - Por padrão esta opção estará habilitada.

  • Quantidade - Informe quantas unidades do produto você tem em estoque;

⚠️Importante: se o campo for deixado em branco, o estoque será considerado como "0".

  • Disponibilidade - Por padrão esta opção estará como Disponibilidade Imediata, mas caso seu produto tenha um prazo de produção, você poderá informar nas opções que aparecerem.

  • Quando o produto acabar em estoque - Nesta configuração, você pode atribuir um comportamento ao produto quando ele ficar fora de estoque.

    • Tornar o produto indisponível - Essa é a configuração padrão, o que apresentará o produto como esgotado para o comprador;

    • Continuar vendendo normalmente - Seu cliente continuará visualizando o produto ativo na loja e poderá comprar normalmente. O estoque ficará negativo e você deverá atualizá-lo para não haver divergência;

    • Mudar a disponibilidade para X dias úteis - O produto continuará ativo e disponível para a venda, porém com esse prazo escolhido acrescido ao prazo do meio de envio. O estoque ficará negativo e você deverá atualizá-lo para não haver divergência.

03 - Depois de completar o preenchimento dos campos, é hora de configurar o peso e dimensão dos produtos. Siga para a próxima etapa.


Peso e dimensões

01 - Na seção de Peso e dimensões, insira o peso e tamanho do seu produto. Lembrando que as dimensões são dos produtos já embalados.


Organização

01 - Nesta seção, você deverá cadastrar a categoria e marca dos seus produtos.

  • Categoria - Clique no campo e comece a digitar o nome da categoria do seu produto ou em Selecione uma categoria, para visualizar as categorias previamente criadas. Assim que aparecer a categoria desejada, clique no nome para vinculá-la. Caso queira criar as categorias antes de cadastrar o produto, basta clicar aqui para acessar o passo a passo.

  • Marca - Clique no campo e comece a digitar o nome da marca do seu produto ou em Selecione uma marca, para visualizar as marcas previamente criadas. Assim que aparecer a marca desejada, clique no nome para vinculá-la. Caso queira criar sua grade de marcas antes de cadastrar o produto, basta clicar aqui para o passo a passo.

Agora é a etapa final do cadastramento de produtos, siga para o próximo passo.


SEO

01 - No campo de SEO, você precisará preencher com as informações necessárias para indexação nos mecanismos de busca

Embora seja opcional, o preenchimento deste campo é extremamente importante para que seus produtos sejam encontrados no Google. É nesta etapa que você define como será exibido o produto da sua loja nos buscadores.

  • Tag Title - Informe o título que aparecerá nos buscadores, incluindo as palavras-chave relacionadas ao produto. Use entre 50 e 60 caracteres.

  • Meta Tag Description - É a descrição do produto. Lembre-se também de usar as palavras-chave que remetem ao seu produto nesta descrição. Use até 320 caracteres.

02 - Caso tenha qualquer dificuldade nesta etapa, recomendamos que confira este curso completo e gratuito sobre SEO, na Loja Integrada.

03 - Finalizando o preenchimento dessas informações, clique em Criar produto.

Pronto, o produto ficará disponível em alguns minutos em sua loja!

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