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Google Shopping
Guia definitivo do Google Shopping
Guia definitivo do Google Shopping

Saiba como o Google Shopping pode impulsionar as suas vendas e todos os tutoriais que irão te auxiliar na ativação.

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Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping funciona como uma espécie de vitrine virtual, que exibe produtos no Google no momento em que os usuários estão procurando por eles. Você já deve ter notado que ao fazer uma pesquisa sobre algum produto no buscador (sapatos de couro, por exemplo), na primeira linha de resultados, aparecerá uma série de imagens de produtos referentes à busca feita.

Estas imagens são anúncios promovidos por lojas online que vendem o produto pesquisado pelo usuário. Ao clicar na imagem, ele será redirecionado automaticamente para a página do produto no site da loja, onde poderá fazer a compra.


Qual a diferença entre integração nativa Google Shopping e Google Merchant?

Atualmente há duas formas de enviar os produtos para o Google: através do XML via aplicativo do Google Merchant e através da nova integração nativa do Google Shopping

Abaixo, as principais diferenças entre as duas:

Google Shopping
(integração nativa)

Google Merchant

É possível escolher quais produtos anunciar?

Não, todos os produtos são enviados.

Sim

É possível utilizar a conta Ads existente?

Sim

Sim

É possível utilizar a conta do Merchant já existente?

Sim

Sim

É possível criar campanhas personalizadas com critérios de geolocalização?

Não

Sim

Como é criação do feed de produtos?

Via API

XML manual


O que é obrigatório para ativar o Google Shopping na minha loja?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que sua loja deve possuir alguns requisitos para você poder utilizar o Google Shopping:

  1. Políticas de reembolso e devolução
    Suas políticas de devolução e reembolso devem ser precisas e de fácil acesso no seu site. Se a equipe de análise do Google não conseguir encontrá-las, sua conta poderá ser suspensa. Caso você não ofereça devoluções ou reembolsos, deixe essa informação explícita no seu site.

    Sua política deve explicar com clareza e exatidão como você lida com questões de devolução e reembolso, incluindo:

    • O que o usuário precisa fazer

    • Em que circunstâncias as devoluções e reembolsos estão disponíveis

    • O prazo para a devolução

    • Quando o usuário deve receber o reembolso

    💡 Dica: Utilize nosso modelo pronto como orientação para criar sua política de devolução.

  2. Informações de contato
    É importante que os clientes consigam encontrar suas informações de contato sem dificuldade. Você precisa fornecer ao menos duas maneiras para que os clientes entrem em contato, como por exemplo:

    ● E-mail de contato alternativo

    ● Telefone

    ● Endereço da empresa física.

    Observe que um formulário de "entre em contato" não é considerado informação de

    contato suficiente.

    💡 Dica: Inclua suas informações de contato no rodapé do seu site para que seus clientes possam achá-las com facilidade.

  3. Fundamentos básicos para o site, domínio e URL
    Seu site com Loja Integrada deve:

    ● Estar em atividade e com domínio válido

    ● Não ter nenhum link inválido

    ● Ter uma URL verificada e registrada.

  4. Ter um método de pagamento seguro em sua loja
    Seu site deve apresentar claramente todos os métodos de pagamento aceitos para que o comprador tenha ciência deles antes de finalizar a compra. Além disso, é necessário demonstrar o valor total que será cobrado do cliente, antes e depois da compra. Deve atender aos seguintes requerimentos de pagamento e transações:

    ● Processo de checkout seguro: O processamento de pagamento ou transações

    deve ser conduzido em um servidor de processamento seguro (com proteção

    SSL e um certificado SSL válido para https://)

    ● Provedor válido de pagamento: Processe todas as transações usando um

    provedor válido de pagamento, como Mercado Pago, Pagseguro, Paypal, Pagar.me..

    ● Métodos de pagamento visíveis: Exiba os métodos de pagamento que você

    aceita no seu site

  5. Condições de cobrança visíveis
    Certifique-se de que seus termos e condições de cobrança estejam destacados e fáceis de ver.


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