Antes de seguir os passos desse artigo, é importante já ter Configurado o Enviali na sua loja, caso ainda não tenha configurado clique aqui.
Eu preciso ter um pedido para gerar uma etiqueta de envio pelo Enviali?
Sim, você precisa obrigatoriamente ter um pedido na Loja Integrada para conseguir fazer a compra de uma etiqueta no Enviali, pois não é possível gerar uma etiqueta manual.
E ao finalizar a compra, o cliente deve ter selecionado a opção de envio Enviali, pois caso ele tenha selecionado outra forma de envio, a etiqueta não estará disponível para compra e impressão.
Como efetuar o pagamento da etiqueta do Enviali?
Para conseguir efetuar o pagamento da etiqueta, o cliente precisa efetuar ou confirmar o pagamento do pedido, ou o próprio lojista muda de forma manual o status do pedido.
O status do pedido deve estar: pedido pago, em processamento ou em separação.
01 - No menu lateral, acesse Vendas > Listar pedidos
02 - Posicione o mouse no final do pedido que deseja pagar o frete, e clique no ícone de dinheiro 💲
03 - Prossiga conferindo as informações da etiqueta e o valor a ser pago com o seu saldo disponível na conta.
Dica: O Enviali te dá a possibilidade de editar as dimensões do volume com o tamanho exato da embalagem a ser enviada. É uma vantagem para aquele pedido que possui diversos produtos e você irá enviar em uma única embalagem.
Somente é possível editar as dimensões das etiquetas antes de serem adquiridas. Para isto, antes do pagamento da etiqueta, você pode clicar no ícone de "editar" conforme imagem abaixo:
04 - Caso você já tenha saldo na conta, clique em Pagar com saldo da conta
05 - Pronto! Ao finalizar o pagamento da etiqueta, é só clicar em Imprimir etiqueta.
Confira o artigo: Como colocar a etiqueta na embalagem?
Como imprimir as etiquetas do Enviali para envio?
Acesse Enviali > Gerenciar etiquetas > na aba "Aguardando Envio", você consegue visualizar todas as etiquetas já pagas e que devem ser levadas até os Correios/Transportadora para envio, de forma prática para a sua organização.
Além disso, é possível realizar algumas ações como:
Onde visualizo as etiquetas enviadas?
Acesse Enviali > Gerenciar etiquetas > na aba "Enviadas", estão centralizadas todas as etiquetas já enviadas para os seus clientes.
Bem prático gerenciar as suas etiquetas com o Enviali!
O Enviali faz mudança automática do status dos pedidos?
Sim! O Enviali faz a mudança do status automaticamente para:
Pedido Enviado: quando o objeto é postado nos Correios
Pedido Entregue: quando o objeto recebe a confirmação de entrega
Essas alterações serão visíveis no histórico do pedido como "Enviali (Sistema)".
Posso imprimir etiquetas em massa?
Hoje você não consegue imprimir etiquetas em massa no Enviali. Você precisa fazer a impressão de etiqueta por etiqueta.
O nosso time técnico está trabalhando para trazer essa funcionalidade como melhoria.
Posso imprimir a etiqueta através do meu ERP?
Não temos integração até o momento com nenhum ERP, hoje você vai precisar acessar o painel da Loja Integrada para comprar e imprimir as etiquetas do Enviali.
Posso imprimir etiqueta em impressora térmica?
Não, até o momento não é possível imprimir as etiquetas do Enviali utilizando impressora térmica ou zebra. Você vai precisar de uma impressora comum para imprimir nossas etiquetas.
O time técnico do Enviali já mapeou essa necessidade e irá trazer essa melhoria em breve.
Como faço em caso de devolução, existe etiqueta reversa?
No momento, o Enviali não dá a opção de gerar uma etiqueta reversa. Você vai precisar tratar qualquer devolução direto com o comprador sem a intermediação do Enviali.
Nosso time técnico já mapeou essa necessidade e estuda trazer essa melhoria em breve.