O Google Merchant Center é uma ferramenta que o envio dos dados da sua loja e dos seus produtos para o Google, disponibilizando-os no Google Shopping e em outros serviços. 

Neste artigo, você aprenderá a criar sua conta no Google Merchant Center e a configurá-la corretamente. Para isso, siga os passos abaixo:

Criando uma conta no Google Merchant Center

Para conseguir usar este serviço no Google, você precisa criar uma conta no Merchant Center.

🔔 É importante saber - O recomendável é que você centralize todas os serviços do Google em uma única conta. Se você ainda não tem uma conta do Google (como um Gmail, por exemplo), clique aqui e crie a sua.

Passo 01 - Clique aqui para acessar o site do Google Merchant e siga pelo caminho Fazer login > Fazer login no Merchant Center.

Passo 02 - O Google identificará que você ainda não tem uma conta no Merchant Center. Preencha os campos com as informações solicitadas e clique em Continuar.

Passo 03 - Na próxima tela, concorde com os termos de uso e clique em Continuar.

Passo 04 - Agora, o Google perguntará quais são seus objetivos ao usar a ferramenta. Marque as opções que você deseja e clique em Continuar.

Passo 05 - O Google mostrará um resumo das configurações da conta feitas até o momento. Clique em Criar conta para prosseguir.

Pronto, sua conta no Google Merchant Center estará criada! Agora, basta verificar e reivindicar o domínio da sua loja.

Verificando e reivindicando o domínio

Agora, o Google precisará conferir se a sua loja é sua mesmo por meio de uma verificação e reivindicação de domínio.

Passo 01 - No painel do Merchant Center, você verá algumas "tarefas incompletas". Em Configurar o Google Plataformas, clique em Continuar.

Passo 02 - Desça a página, e na opção Website, clique em Coloque o URL do seu site.


Passo 03 - No campo seguinte, informe a URL completa da sua loja e clique em Salvar.

Passo 04 - Em seguida, o Google mostrará que seu domínio está com dois status "Não verificado" e "Não reivindicado". Clique em Eu tenho acesso ao meu servidor para continuar.

Passo 05 - Selecione a opção Adicionar tag HTML à minha página inicial e clique no ícone para copiar o código constante na etapa 1.

Passo 06 - Volte ao painel da sua Loja Integrada e acesse o caminho Configurações>Incluir Código HTML.

Passo 07 - Na página seguinte, clique em Avançado e Adicionar código.

Passo 08 - Preencha as informações iniciais do código para direcionarmos o local correto onde ele deverá ser aplicado. Insira as informações da mesma forma que está na imagem abaixo:

Passo 09 - No campo a seguir, cole o código que você copiou da sua conta do Google Merchant e clique em +Salvar Código HTML.

Passo 08 - Retorne para sua conta do Google Merchant, e clique em Verificar URL.

Passo 08 - Sua URL deverá ser verificada e aparecer da seguinte maneira.

Passo 09 - Agora, clique em Reivindicar URL.

Passo 10 - Sua URL deverá aparecer da seguinte maneira:

Pronto! Agora seu domínio já está verificado e reivindicado dentro da sua conta do Google Merchant Center.

Enviando os produtos

Para enviar seus produtos ao Google Merchant Center, é preciso ativar a integração em sua loja.

Passo 01 - No painel da sua loja, siga pelo caminho Soluções > Aplicativos e busque pelo aplicativo do Google Merchant. Clique em Instalar para iniciar o processo.

Passo 02 - Na seção Produtos para Google Merchant, selecione a opção de acordo com o que você deseja:

  • Anunciar todos os produtos la Loja - vai gerar um feed com todos os produtos da loja;

  • Anunciar os produtos da lista - você deve selecionar quais produtos irão para o feed.

Clique em Salvar alterações para continuar.

Passo 03 - Aparecerá uma URL, que é o endereço do feed de produtos da sua loja. Clique em Copiar.

💡É importante saber: todo sistema possui um limite. Caso sua loja tenha muitos produtos, é possível que o xml fique muito extenso e não carregue seus produtos. Para resolver essa questão e evitar qualquer erro, recomendamos que divida as quantidades de produtos, garantindo o carregamento completo e correto. Para isso, caso sua loja possua muitos produtos, basta adicionar o seguinte código ao final da URL: ?pagina=. Fazendo isso, sua URL do xml ficará conforme o exemplo:

Passo 04 - Agora, vamos enviar o feed para o Google Merchant Center. Volte à página inicial do Google Merchant Center e no menu lateral, siga pelo caminho Produtos > Criar feed de produtos.

Passo 05 - Em Informações básicas, selecione como país de destino o Brasil, o idioma português e clique em Continuar.

Passo 06 - Em Nome e método de entrada, preencha com as informações abaixo:

  • Dê um nome para seu feed e escolha um método de entrada - Escreva googlemerchant.xml exatamente desta forma!

  • Escolha como configurar seu feed e conectar seus dados ao Merchant Center - Selecione a opção de Busca programada.

Clique em Continuar para prosseguir.

Passo 07 - Agora, faremos as configurações finais do feed. Preencha conforme o exemplo abaixo:

  • Nome do arquivo - Escreva exatamente desta forma: googlemerchant.xml

  • Frequência de busca - Selecione Diariamente.

  • Hora da busca - Selecione 04:00

  • Fuso horário - Selecione o fuso horário da cidade da sua loja

  • URL do arquivo - Cole a URL que copiou do painel da Loja Integrada em Soluções > Aplicativos > Google Merchant.

Clique em Continuar para finalizar esta configuração. Pronto, o Google Merchant Center estará integrado à sua loja!

🔔 É importante saber - O Google Merchant Center pode demorar algumas horas para absorver as informações dos seus produtos, principalmente se forem muitos. Além disso, certifique-se de que seus produtos estão corretamente configurados antes de fazer integrá-los ao Google Merchant Center. As informações cadastradas de forma certa são essenciais para que os produtos sejam corretamente absorvidos.

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