O Google Merchant Center é uma ferramenta que o envio dos dados da sua loja e dos seus produtos para o Google, disponibilizando-os no Google Shopping e em outros serviços. 


📌 Atenção! Possuímos duas integrações diferentes: Google Merchant Center e Google Shopping, e não é possível ter as duas ativas ao mesmo tempo. Caso ainda não tenha uma conta no Google Merchant, recomendamos o uso da integração direta com o Google Shopping.

Caso você já tenha validado o seu domínio na nossa integração do Google Shopping via API, não pode utilizar o mesmo domínio no Merchant Center, pode ocasionar problemas no envio dos seus produtos.



Criando uma conta no Google Merchant Center

Para conseguir usar este serviço no Google, você precisa criar uma conta no Merchant Center.

🔔 É importante saber - O recomendável é que você centralize todas os serviços do Google em uma única conta. Se você ainda não tem uma conta do Google (como um Gmail, por exemplo), clique aqui e crie a sua.

Passo 01 - Clique aqui para acessar o site do Google Merchant e siga pelo caminho Fazer login > Fazer login no Merchant Center.

Passo 02 - O Google identificará que você ainda não tem uma conta no Merchant Center. Preencha os campos com as informações solicitadas e clique em Continuar.

Passo 03 - Na próxima tela, concorde com os termos de uso e clique em Continuar.

Passo 04 - Agora, o Google perguntará quais são seus objetivos ao usar a ferramenta. Marque as opções que você deseja e clique em Continuar.

Passo 05 - O Google mostrará um resumo das configurações da conta feitas até o momento. Clique em Criar conta para prosseguir.

Pronto, sua conta no Google Merchant Center estará criada! Agora, basta verificar e reivindicar o domínio da sua loja.

Verificando e reivindicando o domínio

Agora, o Google precisará conferir se a sua loja é sua mesmo por meio de uma verificação e reivindicação de domínio.

Passo 01 - No painel do Merchant Center, você verá algumas "tarefas incompletas". Em Configurar o Google Plataformas, clique em Continuar.

Passo 02 - Desça a página, e na opção Website, clique em Coloque o URL do seu site.


Passo 03 - No campo seguinte, informe a URL completa da sua loja e clique em Salvar.

Passo 04 - Em seguida, o Google mostrará que seu domínio está com dois status "Não verificado" e "Não reivindicado". Clique em Eu tenho acesso ao meu servidor para continuar.

Passo 05 - Selecione a opção Adicionar tag HTML à minha página inicial e clique no ícone para copiar o código constante na etapa 1.

Passo 06 - Volte ao painel da sua Loja Integrada e acesse o caminho Visual > Incluir Código HTML

Passo 07 - Na página seguinte, clique em Adicionar código

Passo 08 - Preencha as informações iniciais do código para direcionarmos o local correto onde ele deverá ser aplicado. Insira as informações da mesma forma que está na imagem abaixo:

Passo 09 - No campo a seguir, cole o código que você copiou da sua conta do Google Merchant e clique em +Salvar Código HTML.

Passo 08 - Retorne para sua conta do Google Merchant, e clique em Verificar URL.

Passo 08 - Sua URL deverá ser verificada e aparecer da seguinte maneira.

Passo 09 - Agora, clique em Reivindicar URL.

Passo 10 - Sua URL deverá aparecer da seguinte maneira:

Pronto! Agora seu domínio já está verificado e reivindicado dentro da sua conta do Google Merchant Center.


Enviando os produtos

Para enviar seus produtos ao Google Merchant Center, é preciso ativar a integração em sua loja.

Passo 01 - No painel da sua loja, siga pelo caminho Soluções > Aplicativos e busque pelo aplicativo do Google Merchant. Clique em Instalar para iniciar o processo.

Passo 02 - Na seção Produtos para Google Merchant, selecione a opção de acordo com o que você deseja:

  • Anunciar todos os produtos la Loja - vai gerar um feed com todos os produtos da loja;

  • Anunciar os produtos da lista - você deve selecionar quais produtos irão para o feed.

Clique em Salvar alterações para continuar.

Passo 03 - Aparecerá uma URL, que é o endereço do feed de produtos da sua loja. Clique em Copiar.

💡É importante saber: O feed XML permitirá envio de até 10 mil produtos, que devem ser divididos em páginas com até 500 produtos cada.

Para isso, basta adicionar o seguinte código ao final da URL: ?pagina=. Fazendo isso, sua URL do xml ficará conforme o exemplo:

Passo 04 - Agora, vamos enviar o feed para o Google Merchant Center. Volte à página inicial do Google Merchant Center e no menu lateral, siga pelo caminho Produtos > Criar feed de produtos.

Passo 05 - Em Informações básicas, selecione como país de destino o Brasil, o idioma português e clique em Continuar.

Passo 06 - Em Nome e método de entrada, preencha com as informações abaixo:

  • Dê um nome para seu feed e escolha um método de entrada - Escolha um nome descritivo que ajude a entender o conteúdo do feed ou nome da loja. Exemplo: lojadaclara.xml

  • Escolha como configurar seu feed e conectar seus dados ao Merchant Center - Selecione a opção de Busca programada.

Clique em Continuar para prosseguir.

Passo 07 - Agora, faremos as configurações finais do feed. Preencha conforme o exemplo abaixo:

  • Nome do arquivo - O nome do arquivo deve ser único, sugerimos que coloque o nome da loja. Exemplo: "lojateste.xml"

  • Frequência de busca - Selecione Diariamente.

  • Hora da busca - Selecione 04:00

  • Fuso horário - Selecione o fuso horário da cidade da sua loja

  • URL do arquivo - Cole a URL que copiou do painel da Loja Integrada em Soluções > Aplicativos > Google Merchant.

Clique em Continuar para finalizar esta configuração. Pronto, o Google Merchant Center estará integrado à sua loja!

🔔 É importante saber:

O Google Merchant Center pode demorar algumas horas para absorver as informações dos seus produtos, principalmente se forem muitos. Além disso, certifique-se de que seus produtos estão corretamente configurados antes de fazer integrá-los ao Google Merchant Center. As informações cadastradas de forma certa são essenciais para que os produtos sejam corretamente absorvidos.

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