Quando a sua loja está fora do ar, é fundamental realizar algumas verificações para identificar a causa exata. Nem sempre o problema é na Loja Integrada, às vezes, ele está relacionado as configurações não concluídas ou a fatores externos, como o domínio.
Antes de tudo, é necessário validar se a loja está completamente fora do ar ou somente com o modo "Loja em Manutenção" ativado.
Quando a loja está fora do ar, o navegador apresenta um erro e nenhuma informação da loja fica visivel. Já quando a loja está com o modo "Loja em Manutenção" ativado, ao visitar o site é possível visualizar o logo da loja, dados de contato e a informação de que a loja está em manutenção.
Esses são os principais motivos que levam as lojas a ficarem inacessíveis:
Vamos detalhá-los, para que você possa diagnosticar a situação!
Modo "Loja em Manutenção" ativado
Um dos motivos mais comuns para a inacessibilidade do site é a configuração de "Loja em Manutenção" estar ativa. Para verificar se essa configuração está ativa, siga os passos abaixo:
Acesse o menu lateral na sua plataforma.
Clique em Configurações.
Selecione a opção Gerais.
Verifique se o botão Loja em Manutenção está ativado.
Se a loja estiver em modo de manutenção, desative essa configuração para tornar o site acessível novamente.
Loja em manutenção ativado por atingimento do limite de visitas
Se sua loja entrou no modo "Loja em manutenção" automaticamente, isso pode ser porque o limite de visitas do seu plano foi atingido. Alguns planos têm um número máximo de visitas por ciclo, e quando esse limite chega a 100%, a loja é automaticamente colocada em manutenção.
Para verificar se esse é o seu caso:
Acesse o painel inicial da sua loja.
Na seção "Seu uso esse mês", você verá o número de visitas utilizadas e o limite disponível.
Se o limite foi atingido, sua loja permanecerá no modo manutenção até:
A renovação do ciclo, quando o limite será restaurado automaticamente.
Ou, se preferir, você pode fazer um upgrade de plano para liberar o funcionamento da loja antes do prazo.
⚠️Importante: Após o pagamento do upgrade, o modo "Loja em manutenção" poderá ser desabilitado, e sua loja voltará ao normal!
Domínio não apontado ou apontado incorretamente
Quando o site apresenta "Não é possível acessar esse site" ao tentar acessar, isso por correr por alguns motivos, sendo importante validar cada um deles para resolver.
Um dos motivos comuns para essa mensagem é um problema com o apontamento do domínio. Para o domínio funcionar corretamente, é necessário configurar as entradas A e CNAME na sua hospedagem contratada.
Certifique-se de que:
01 - Entrada A: A entrada tipo A sempre será: 54.232.92.235
02 - Entrada CNAME: A entrada CNAME sempre será: www.domíniodasualoja.com.br.cdn.vtex.com
🚨 Atenção: Em "domíniodasualoja" altere pelo seu domínio próprio.
Se o apontamento não estiver configurado corretamente, o site não será acessível e no painel, o domínio ficará sinalizado em vermelho, como a imagem abaixo.
Verifique essas configurações diretamente na plataforma de hospedagem que você utiliza.
🚨 ATENÇÃO: caso a entrada tipo A ou CNAME estejam incorretas na sua hospedagem, será apresentado um aviso de erro na página de Domínio próprio, como o exemplo abaixo:
Para mais informações sobre os domínios e acesso aos materiais de ajuda para cada hospedagem, acesse o nosso material de ajuda, clicando aqui.
💡 Importante saber: A Loja Integrada não realiza a hospedagem dos domínios. Somente permite o apontamento para a plataforma.
Domínio vencido, expirado ou congelado
Outra causa comum para o domínio sair do ar é o vencimento do registro do domínio.
Quando você compra o domínio, você adquire a licença de uso daquele endereço por um tempo determinado, que geralmente é de 1 ano.
Após esse prazo, a licença precisa ser renovada. Essa renovação deve ser feita diretamente com a empresa onde você comprou seu domínio.
Preferencialmente, acesse o painel da empresa onde você comprou o domínio e verifique se já está no momento da renovação.
Você também pode verificar se o domínio está vencido, expirado ou congelado usando sites do tipo Who.is do Registro.BR e faça uma busca pelo seu registro, clicando aqui.
Who.is - para sites em geral
Who.is do Registro.Br - para sites ".com.br"
Nessa verificação, se o status do domínio aparecer como Vencido, Expirado ou Congelado, será necessário entrar em contato diretamente com a sua hospedagem para regularizar o pagamento e renovar o registro do domínio.
A volta do domínio ao ar dependerá do processamento do pagamento e da liberação dos apontamentos. A hospedagem pode acabar deletando os apontamentos e ser necessário refazê-los.
Site preenchido sem www
Na barra de pesquisa do navegador, quando o domínio é preenchido com https://dominio.com.br, ou seja, sem o "www" antes do domínio, ele não é carregado, ao quebrar a geração do SSL do domínio da loja.
Para o site abrir perfeitamente e com o SSL ativo, é necessário que o domínio seja acessado nos padrões abaixo:
Problemas na plataforma
Na Loja Integrada, se houver algum problema sistêmico que impossibilite o acesso à sua loja ou ao painel administrativo, uma Status Page será aberta para manter a todos informados sobre o ocorrido. Se não houver nenhuma atualização na Status Page, é provável que o problema esteja relacionado a uma configuração específica da sua loja.
Verifique a página de status para obter informações atualizadas e, se não encontrar nenhum incidente reportado, considere revisar as configurações da sua loja para identificar possíveis problemas pontuais.