Como funciona o recurso Produto Abandonado?
O Produto Abandonado identifica os usuários que abandonaram produtos sem montar carrinhos em sua loja, e impacta esses usuários com campanhas de reengajamento para trazê-los de volta ao ambiente da loja. Para um melhor resultado, ele deve funcionar acompanhado do Recuperador de Carrinho Abandonado.
Em qual plano está disponível o recurso Produto Abandonado?
O recurso do produto abandonado está disponível para os planos Crescimento, Aceleração, Expansão e Elite.
Como ativar o Produto Abandonado?
01 - Acesse Marketing > Carrinho Abandonado.
02 - Caso já possua Carrinho Abandonado ativado, esta página exibirá a tela de métricas de Carrinho e Produto Abandonado.
Para mais informações sobre a tela de métricas do Carrinho Abandonado, acesse nosso artigo de ajuda.
03 - Para configurar o envio dos e-mails de Produto Abandonado para os clientes, existem 2 possibilidades: a ativação rápida e a ativação completa. Nos próximos passos, vamos falar sobre a ativação completa.
⚠️É importante saber: para fazer a ativação rápida, basta clicar no botão Ativar agora, na tarja que aparece no topo da tela e o envio automático será habilitado automaticamente em intervalos específicos.
04 - Clique no botão Configurações e depois clique na aba Abandono de Produto.
05 - Em seguida, selecione a opção Envio de e-mails de abandono: ativado.
06 - Por último, configure a periodicidade do envio dos e-mails. Você pode selecionar mais de um período, e o cliente só receberá as notificações caso ainda não tenha efetuado a compra e caso não tenha recebido campanhas de Carrinho Abandonado, que possuem preferência.
Exemplo de funcionamento: se o horário de notificações estiver definido para 07:00 às 22:00, e um cliente abandonar um produto às 23h00, esse cliente receberá a 1º comunicação às 07h00 do dia seguinte, mesmo que você tenha selecionado para enviar "1h após".
Configurando o período de disparos: é possível configurar o horário em que os disparos serão realizados (ex.: das 08:00hs as 22:00hs). Esse horário é uma configuração global tanto para produto abandonado quanto para carrinho abandonado, então se você já possui esse período configurado, o mesmo horário será respeitado para os novos envios.
Dúvidas frequentes
Eu posso editar o e-mail de Produto Abandonado?
A edição do conteúdo do e-mail de Produto Abandonado é feita pelo recurso Editor de e-mails, que também está disponível em todos os planos pagos. Utilizando os dois recursos você poderá editar o e-mail de recuperação de produtos abandonados e personalizá-lo conforme a sua estratégia, por exemplo: oferecer algum benefício ou desconto para concluir a compra.
Confira o passo a passo: Como utilizar o Editor de e-mails na Loja Integrada?
Como o cliente pode se descadastrar dos e-mails de Produto Abandonado sem acionar a loja?
Em todos os e-mails de recuperação de abandono disparados pela loja e plataforma, no fim da mensagem, é apresentado um botão para se descadastrar (optout). Veja a seguir os passos que devem ser seguidos pelos clientes:
01 - No e-mail recebido, o cliente precisará clicar em Se não deseja mais receber essa notificação, clique aqui, no final da mensagem.
02 - Após clicar no botão para se descadastrar, o cliente será redirecionado para uma página informando o sucesso da ação, com: "Sua inscrição foi removida com sucesso".
Dessa forma, o cliente conseguirá se descadastrar das notificações de Produto Abandonado da sua loja.