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Manual de migração para a Loja Integrada

Reunimos aqui as principais dúvidas pra quem tá pensando em migrar para a Loja Integrada.

Atualizado há mais de 8 meses

Este guia te auxiliará a migrar a sua loja de outra plataforma para a Loja Integrada. Utilize este artigo como ponto de início e referência durante todo o processo de migração para que não se esqueça de nenhuma configuração necessária.

Caso você não queira realizar esse processo sozinho, lembre-se que há agências especializadas para te ajudar neste processo: serviços de migração.

Escolha do seu plano

Após concluir seu cadastro na Loja Integrada, você tem a opção de permanecer no plano grátis. No entanto, é essencial destacar que o plano grátis possui algumas limitações. Para desfrutar de todos os recursos disponíveis, é recomendável considerar a assinatura de um dos nossos planos pagos.

Sugerimos que você compare cuidadosamente os detalhes de cada plano e planeje realizar a assinatura conforme suas necessidades, especialmente durante as etapas de configuração da sua loja. Dessa forma, você terá acesso a uma experiência mais completa e personalizada, otimizando o funcionamento da sua loja online.

Dicas:

  • Ao adquirir o Plano Elite, você desfrutará de um atendimento prioritário com nosso suporte especializado, disponível por meio de texto, voz e vídeo. Nossos especialistas estarão prontos para esclarecer todas as suas dúvidas de forma direta e eficiente.

  • Se você precisa de ajuda para entender melhor o seu plano ideal, preencha esse formulário que o nosso time irá te ajudar: clique aqui.

Loja em manutenção

Assim que você criar a sua conta conosco, você terá disponível o subdomínio da sua loja, que termina com ".lojaintegrada.com.br". Para evitar que outras pessoas acessem a sua loja neste momento de configuração da loja, você pode ativar o modo de "manutenção", acessando: Configurações > Gerais > Loja em manutenção?

Feito isso, você e sua equipe poderão acessar a loja facilmente através do botão disponível como no banner a seguir:

Realize o backup dos seus dados atuais

Cada plataforma possui relatórios diferentes, recomendamos que entre em contato com a plataforma antiga e verifique como extrair todos os dados/informações viáveis, como: dados de clientes, produtos, vendas e pedidos, extraia todas as informações que pertencem a sua loja.

Alguns desses dados ensinaremos abaixo como importar para a Loja Integrada, e outros dados é importante você manter salvo para histórico da sua loja, ok?!

Importar os produtos

Para trazer os seus produtos para a Loja Integrada há dois caminhos a ser seguido, e abaixo ensinamos como você deve realizar no caso de você possuir um ERP integrado com a sua loja, ou se você não possuir um ERP.

🔲 Tenho ERP

Se você já tem um ERP, fica bem mais fácil de trazer algumas informações, e aqui neste artigo listamos o passo a passo do ERP mais utilizado no mercado:

🔲 Não tenho ERP

Caso você não tenha um ERP, a migração dos produtos pode ser feita via planilha de produtos com o formato XLSX.

Antes de começar a importar seus produtos através da planilha, recomendamos que você faça o cadastro de todas as categorias. Desta forma, ao preencher a planilha, já será possível associar cada produto à categoria correspondente. Isso facilita o processo e garante uma organização eficiente do seu catálogo de produtos.

Passo 01 - Recomendamos que você cadastre pelo menos 1 produto manualmente em sua loja, pois desta maneira você conseguirá baixar e exportar a planilha de produtos com um modelo a ser seguido. Confira os artigos abaixo para realizar o cadastro correto dos seus produtos:

Importante saber: ao criar um produto você irá selecionar se ele é simples ou com variação, e depois do produto salvo não é possível reverter essa informação, sendo necessário realizar o cadastro novamente. Então, é importante ter atenção na definição do tipo do seu produto!

Passo 02 - Com ao menos 1 produto cadastrado por completo, você irá exportar a planilha de produtos, indo em: Produtos > Importar/Exportar > E em seguida clique para solicitar exportação de produtos.



Passo 03 - Você receberá em seu e-mail a planilha de produtos preenchida com esse produto cadastrado, e então você terá como exemplo para seguir com preenchimento dos demais produtos.

Atenção! Cada plataforma utiliza um formato de planilha específico, o que significa que é crucial adaptar os campos conforme o nosso modelo e formatação. Nem todos os campos podem ser simplesmente copiados e colados com as informações. Portanto, certifique-se de ajustar os dados de acordo com o formato recomendado para garantir uma transição suave e eficiente.

Para te ajudar no preenchimento correto, clique aqui para conferir os artigos de importação e exportação de produtos.

Importar os clientes

Atualmente, não temos uma funcionalidade que permita importar automaticamente os clientes. Desta forma quando os clientes acessarem novamente a sua loja, deverão realizar o cadastro novamente. Para facilitar esse processo, sugerimos considerar a realização de uma campanha de recadastramento, que costuma trazer bons resultados.

A campanha de recadastramento, basicamente consiste em enviar um e-mail para toda a sua base de clientes sugerindo um novo cadastro na loja, agora na nova plataforma. Destaque a importância desse procedimento e ofereça um cupom de desconto atrativo como forma de recompensa pela colaboração.

Dica extra: caso não queira realizar essa ação sozinho, recomendamos buscar ajuda de um parceiro, que realiza esse processo via API. O serviço se chama Importação de Clientes: Loja Integrada. Acesse a página para mais informações e para poder mandar sua pergunta diretamente ao parceiro e tirar todas as dúvidas que tiver.


Redirecionamento de páginas

O Redirect 301 é um código que deve ser usado para redirecionar os usuários que digitam um determinado endereço online para outro endereço que você determinar.

Ou seja, as pessoas que acessarem um link de um produto antigo serão redirecionadas para o novo link na sua nova Loja Integrada. Dessa maneira, além dos seus clientes continuarem acessando normalmente os links antigos, também não irá impactar o seu posicionamento nas ferramentas de busca.

Mesmo que você ainda não tenha realizado o apontamento do seu domínio para a Loja Integrada, você já pode realizar o redirecionamento das páginas seguindo os passos abaixo.

📌 Importante saber: O redirect 301 não se aplica a domínios diferentes, isso significa que o redirecionamento 301 não deve ser usado quando você está movendo uma página de um domínio para outro. O redirect 301 é só quando um produto mudar de URL para outra URL, dentro do mesmo domínio. Exemplo:

Aprenda como redirecionar as URL's dos seus produtos:

Passo 01 - No seu painel de administração, acesse Produto > Importar/Exportar. Então, selecione a opção para solicitar a exportação de produtos, conforme mostra a imagem abaixo:

Passo 02 - Assim que clicar para solicitar, você deverá aguardar alguns minutos para que a tabela seja enviada para o e-mail que você utilizou para criar sua Loja Integrada. Você receberá o seguinte conteúdo:


Passo 03 - Abra a planilha e navegue até a última coluna preenchida e, na próxima coluna vazia, crie uma célula com o nome "url-antiga", conforme o exemplo abaixo:

Passo 04 - Insira, neste campo, o caminho da antiga URL do seu produto, sem o domínio, por exemplo:

URL completa: www.lojaantiga.com/produtos/bolsa-rosa, o caminho a ser inserido na planilha: /produtos/bolsa-rosa

Passo 05 - Após alterar todas as URLs, basta importar essa tabela para sua loja acessando seu painel de administração, e depois Produtos > Importar/Exportar.

Feito isso, suba seu arquivo na seção de Importar produtos, e então clique em Importar Produtos para finalizar o envio.


Pronto! Você receberá no seu e-mail a conclusão da importação, e então é só aguardar a atualização.

É importante saber:

  • O redirecionamento 301 só poderá ser feito para páginas de produto, não contemplando assim, outras URLs da loja.

  • O tempo para atualizar varia conforme a quantidade de produtos constantes na planilha.

SEO

Além de redirecionar as páginas dos seus produtos para a nova URL, é crucial manter as informações de SEO devidamente preenchidas aqui na Loja Integrada.

Pra te ajudar, confira os campos de SEO e como preenchê-los em sua loja: Como fazer o SEO na minha Loja Integrada?

Layout

Cada plataforma tem suas particularidades únicas, o que significa que não é possível transferir um tema de uma para outra. Na nossa Loja de Temas, oferecemos opções responsivas e repletas de recursos exclusivos. Se investir em um tema agora não estiver nos seus planos, ao assinar um dos nossos planos pagos, você terá acesso a uma seleção de temas gratuitos.

Caso prefira um layout mais personalizado, sugerimos que entre em contato com um desenvolvedor confiável ou uma agência especializada. Eles serão capazes de transformar suas ideias em realidade, fazendo as alterações desejadas para atender às suas necessidades específicas.

Conteúdos extras:

Configuração da forma de pagamento

Confira os diversos métodos de pagamentos disponíveis aqui na Loja Integrada, e verifique se já temos integrado o método que já utiliza na antiga loja, dessa forma, você pode aproveitar o mesmo cadastro com o meio de pagamento, precisando apenas configurá-lo adequadamente aqui na Loja Integrada. Consulte nossos artigos.

Ao criar a sua loja conosco, a sua loja virá pré-cadastrada com o Pagali, que é a forma de pagamento nativa da Loja Integrada, clique aqui para aprender como realizar o cadastro. Além deste, você pode se cadastrar nas demais opções, confira nossos artigos relacionados:

Ah! E não se esqueça de conferir todos os custos de cada meio de pagamento, ok?!

Configuração da forma de envio

E para a ativação das formas de envio, aqui na Loja Integrada, você pode utilizar o Enviali que é o nosso Integrador de frete, onde você terá preços mais baratos e com a impressão da etiqueta diretamente do seu painel. Mas também há outras opções de envio: Correios, Transportadora, Motoboy, Retirar Pessoalmente e Frete personalizado (pode ser utilizado para configurar carro próprio e bicicleta, por exemplo).

Acesse o link abaixo para conferir como cadastrar corretamente cada meio de envio:

Personalizar os e-mails automáticos

O recurso de Editor de E-mails está disponível aqui na Loja Integrada a partir do plano Expansão, e permite que você edite os e-mails transacionais da plataforma, conforme a identidade da sua marca, deixando a linguagem mais adequada para os seus clientes. Para editar, você deve seguir o caminho: Personalize sua loja > Editor de E-mail. E então conseguirá personalizar as seguintes informações:

  • Componentes do e-mail: cabeçalho e rodapé do e-mail.

  • Atualizações transacionais: desde e-mail pedido recebido até pedido entregue, os status transacionais.

  • Carrinho abandonado: você pode editar cada notificação enviada para o cliente via e-mail.

Se precisar de ajuda na configuração, acesse o artigo clicando aqui.

Integrações

Caso você tenha alguma integração em sua loja virtual, não se esqueça de mapear se a Loja Integrada contempla com todos esses aplicativos. Caso tenha algum aplicativo que não esteja disponível em nossa plataforma, você pode verificar a possibilidade com a empresa do aplicativo para realizar a integração via API em sua loja.

Lembrando que temos diversos aplicativos integrados à nossa plataforma, e você também pode avaliar em conhecer um novo aplicativo que seja compatível com sua necessidade.

Páginas de conteúdo

E uma das configurações que não pode ser esquecida é a criação das páginas de conteúdos, tais como "Sobre a Loja", "Troca e Devolução" e "Política de Privacidade", entre outras.

  1. Para criar uma página de conteúdo, vá em: Personalize sua loja > Páginas de conteúdo > Criar página.

  2. Você já tendo o conteúdo pronto, selecione a opção "Página em branco", selecionando uma das outras opções, você terá acesso aos nossos modelos de conteúdos.

Importante!

Após criar a sua página de política de privacidade, é importante ativar o aceite de política de privacidade na sua loja, conforme a Lei de Proteção de Dados, confira o artigo: Como ativar o aceite de política de privacidade e aviso de cookies?

Configurações de Informações da loja e inclusão das Redes Sociais

Revise se todas as informações da sua loja foram inseridas corretamente, acesse Configurações > Dados da loja, nesse ambiente, certifique-se de fornecer com precisão seus dados para que os clientes possam ter acesso às informações reais.

Em Personalize sua loja > Redes sociais, você irá adicionar as informações das suas redes sociais.

Configuração do Domínio

Antes de prosseguir com a migração do seu domínio, recomendamos que faça testes de configurações, layouts, compras, cálculo de frete e pagamentos.

Se tem dúvidas de como realizar uma compra teste, confira o artigo: Como realizar uma compra teste?

Com tudo revisado chega o momento de planejar a data da migração do seu domínio, para finalizar então a migração ser concretizada!

Apesar de realizado todos os testes, toda atenção neste momento é importante, então podemos sugerir algumas ações:

  • Planejar que a migração ocorra em um dia e horário de menos pico de clientes em sua loja,

  • Opte por desativar anúncios e campanhas até a finalização da configuração do domínio,

  • Tenha sua equipe treinada e atenta para realizar os testes e atendimento aos clientes nos primeiros dias de migração,

  • Avalie em comunicar aos seus clientes sobre a migração de sistema, para que entendam caso a sua loja fique fora do ar até a conclusão do domínio para a nova plataforma.

Confira os artigos onde ensinamos como realizar o apontamento do seu domínio próprio:

Espero ter ajudado você na migração da sua loja, e qualquer dúvida que tiver você pode entrar em contato com o nosso time de suporte via chat, mas se preferir um atendimento de um especialista, lembre-se que há agências especializadas para te ajudar neste processo: serviços de migração.

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