Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesEnvialiIntegração Bling e Enviali
Como realizar a integração entre Bling e Enviali?
Como realizar a integração entre Bling e Enviali?

Aprenda como integrar o Bling com o Enviali da Loja Integrada.

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

Neste artigo vamos te ensinar como integrar o Enviali com o ERP Bling, com esta integração o processo de compra e impressão das etiquetas utilizando saldo existente do Enviali se torna mais simplificado, eliminando a necessidade de acessar diferentes plataformas. Após a geração da nota fiscal, adquira suas etiquetas automaticamente ou, se preferir, realize o processo manualmente diretamente no Bling.

Antes de prosseguir com o passo a passo abaixo, é importante saber:

  • É necessário ter o Enviali configurado em sua loja, acesse aqui o passo a passo.

  • Integração disponível para as modalidades: SEDEX e PAC

  • Através da integração do Bling, não é possível adicionar saldo; este deve ser inserido diretamente na plataforma da Loja Integrada, no produto Enviali. Confira aqui como adicionar saldo em sua conta.

  • Não é possível configurar prazo de entrega adicional no Bling, você pode realizar essa configuração no painel do Enviali.

  • Entenda "remessa" como sinônimo de "etiqueta".

  • O plano gratuito da Loja Integrada não têm acesso à integração com o Bling devido à necessidade da chave API.

Integrando o Enviali com o Bling

💡 Se a sua loja ainda não possui integração com o ERP Bling, antes de prosseguir com os passos abaixo, siga este passo a passo para integração entre a sua loja e o Bling.

Com a sua loja já integrada ao Bling, vamos prosseguir com a configuração logística do Enviali.

01 - No painel do Bling, posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem e clique em 'Configurações de Logísticas':

02 - Pesquise pela logística Enviali e clique sobre ela no + para adicionar.

03 - Na seção de Autenticação, você irá realizar as seguintes configurações:

  • Crie um nome para sua integração logística

  • Em 'Integração Loja Integrada' selecione a conta que você integrou com a Loja Integrada

  • Depois, clique em Testar > Salvar

Se os dados estiverem corretos será exibido uma mensagem de sucesso e os serviços de entrega serão liberados.

Caso uma mensagem de erro seja informada verifique o erro e caso seja preciso corrija suas configurações da Loja Integrada nas configurações da integração da loja.

04 - Na seção de Configuração, você irá realizar as seguintes configurações:

  • Enviar remessas de postagem automaticamente ao autorizar a NF: Ativando essa opção, você automatiza o sistema para quando for autorizado uma nota fiscal, o Bling irá criar uma remessa de postagem (equivalente à compra da etiqueta com o saldo existente no Enviali).

  • Tipo de cotação de frete: Selecionando Produto, você poderá gerar a cotação de frete por produto, ao importar pedidos, ou gerar pedidos de venda e notas fiscais. A cotação por produto irá gerar apenas um objeto de postagem (volume), pois, essa integração não encaminha a quantidade de volumes.

    Com mais detalhes:

    • Produto - O Enviali pega as dimensões de cada produto e calcula o tamanho da caixa necessária. A cotação é feita com base no tamanho final da caixa.

    • Volume - Independente do tamanho dos produtos, o Bling envia para o Enviali o tamanho final da caixa. Essas dimensões serão usadas para calcular o frete.

05 - Em Rastreamento:

  • Personalizar URL de Rastreamento: Você tem a opção de habilitar a personalização da URL de rastreamento, permitindo o uso de variáveis para integrar informações como número do pedido, da remessa ou outros dados relevantes nesse link.

  • Enviar e-mail ao destinatário ao atualizar situação de rastreamentos: Sempre que a entrega do pedido for atualizada, seu cliente receberá um e-mail automático. Ao ativar a opção, você também pode selecionar as situações de rastreamento que deseja notificar seus clientes.

  • Mensagem para rastreio do pedido: Você pode configurar uma mensagem de rastreamento e acompanhamento do pedido. Esta mensagem também é enviada por e-mail para o seu cliente.

06 - Em Serviços de entrega, siga as seguintes orientações:

  1. Ative os Serviços de Entrega que você utilizará, conforme seu contrato;

  2. Para editar um serviço, clique em 'Ver detalhes', e você visualizará os seguintes campos:

  • Transportadora: este campo não é obrigatório o preenchimento. Porém, você pode adicionar o cadastro de uma transportadora, caso queira que essa informação seja preenchida automaticamente (após selecionar o serviço logístico) no pedido de venda ou nota fiscal. Para isso, é necessário ter a transportadora cadastrada no Bling.

  • IDs Logísticos: ID logístico é gerado automaticamente e recomendamos que não apague esta informação. Ao ativar um serviço logístico, os ID logístico serão preenchidos corretamente na configuração logística. Isso fará com que a logística seja selecionada no pedido de venda da sua loja virtual automaticamente.

07 - Não esqueça de salvar as configurações realizadas!

Com a configuração acima realizada corretamente, os seus próximos pedidos importados da loja terão o serviço de entrega e a cotação automaticamente vinculados à cada pedido, você deve notar o ícone do Enviali vinculado ao pedido, como mostra na imagem abaixo:

Próximo passo: Aprenda como gerar e imprimir as etiquetas do Enviali através do Bling, clicando aqui.


Dica extra: Plugins disponíveis no Bling

Listamos aqui plugins que outros lojistas estão utilizando no dia a dia da sua operação, estão disponíveis nos planos pagos do Bling, consulte diretamente no painel da sua conta.

  • Integração com o QZ Tray - plugin para impressoras que facilita a impressão unificada o DANFE Simplificado e etiqueta.

  • Checkout de pedidos - com este plugin é possível fazer todo o fluxo de separação de pedidos, envio de remessa e impressão de etiquetas na mesma tela.

Respondeu à sua pergunta?