O status de um pedido te mostrará, de forma fácil, qual é o estágio de um pedido dentro do painel da sua Loja Integrada e te guiará para quais ações tomar com relação ao envio dos seus pedidos. Para saber o que cada um significa, assista ao vídeo abaixo, ou se preferir, confira cada um deles logo abaixo do vídeo.

📌 Importante - Nem todos os status são alterados automaticamente, então leia atentamente para saber quais status você precisa alterar manualmente.

Passo 01 - Para você ver seus pedidos, basta acessar o painel da sua loja e clicar em Vendas > Pedidos.

Status de um pedido

Pedido Efetuado -  esse é o status de quando um pedido foi feito na loja mas não começou o processo de pagamento do mesmo. É raro aparecer na listagem dessa forma.

Aguardando pagamento - é o mais comum pois quando um pedido é feito e iniciado o processo de pagamento ele fica marcado assim até o boleto ser compensado ou até a compra ser processada pela operadora do cartão

Pedido Pago - esse é um status que muda automaticamente quando se usa um intermediador de pagamento. Esse status é o seguinte após aguardando o pagamento, que pode ser alterado para pedido pago ou pedido cancelado, caso o  intermediador não tenha conseguido fazer a cobrança.  Nesse status você já pode enviar o pedido ou começar a produção porque já foi confirmado que houve o pagamento corretamente.

Pedido em separação ou Pedido em Produção - é o status que você marca manualmente, informando a evolução da compra para seu cliente. Esse status o deixa ciente que está tudo certo com o pagamento dele e o pedido logo logo será enviado.

Pedido Enviado - também é marcado manualmente e informa ao cliente que já foi enviado o pedido por Correio (PAC ou Sedex), transportadora ou forma de envio personalizada.

📌 Importante - Se o pedido for enviado por Correios, essa é a hora de incluir o código de rastreamento para que seu cliente possa acompanhar os passos da entrega. Isso porque assim que é inserido o código, seu cliente recebe um e-mail com os dados. Para inserir o código basta clicar no símbolo de avião de papel, do lado direito do pedido, na listagem.

Pedido Entregue - é o status final do seu pedido, quando o pedido finalmente chega para o seu cliente e você recebe essa notificação.

Pedido pronto para retirada - esse status é marcado quando a opção de envio é a de "Retirada no local". Marcando com esse status seu cliente já saberá que poderá ir retirar.

Pedido Cancelado - Esse status pode ser marcado manualmente, quando algo não deu certo com o pedido e você sabe disso. Ou pode ser marcado automaticamente quando o pagamento não é autorizado pela operadora do cartão ou o intermediador não identificou o pagamento do boleto.

📌 Importante - Caso o pedido já tenha sido pago, essa ação somente irá cancelar o pedido em sua loja, e não fará o estorno do pagamento automaticamente para o cliente, saiba como estornar o pagamento do cliente.

💡 Dica - Consulte os tutoriais abaixo para entender quais são os motivos de cancelamento do pedido:

Quais são os motivos de cancelamento em minha loja pelo Mercado Pago?

Quais são os motivos de cancelamento em minha loja pelo PagSeguro?

Quais são os motivos de cancelamento em minha loja pelo PayU?

Outros status - Esses são status pontuais, que não acontece sempre. Podem constar em um pedido que foi devolvido pelo cliente por algum motivo, o pagamento está demorando muito para ser analisado, o cliente pediu estorno do pagamento realizado (chargeback) e caso você não concorde por algum motivo, pode abrir uma disputa onde o intermediador analisará a situação toda e saber quem está certo.

Entenda como funciona o estoque do seu produto com as mudanças de status:

  • Produto é reservado no estoque quando o pedido é alterado para esses status: pedido efetuado, aguardando pagamento e pagamento em análise.

  • Produto volta para o estoque quando o status é alterado para: pedido cancelado e pagamento devolvido.

  • Produto sai do estoque quando o status é alterado para: pedido entregue, enviado, pago, em produção, em separação e pronto para retirada.

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