Antes de seguir os passos desse artigo, é importante já ter Configurado o Enviali na sua loja, caso ainda não tenha configurado clique aqui.
Eu preciso ter um pedido para gerar uma etiqueta de envio pelo Enviali?
Sim, você precisa obrigatoriamente ter um pedido na Loja Integrada para conseguir fazer a compra de uma etiqueta no Enviali, pois não é possível gerar uma etiqueta manual.
E ao finalizar a compra, o cliente deve ter selecionado a opção de envio Enviali, pois caso ele tenha selecionado outra forma de envio, a etiqueta não estará disponível para compra e impressão.
Como efetuar o pagamento da etiqueta do Enviali?
Para conseguir efetuar o pagamento da etiqueta, o cliente precisa efetuar ou confirmar o pagamento do pedido, ou o próprio lojista muda manualmente o status do pedido.
O status do pedido deve estar ser um dos três abaixo
Pago;
Em processamento;
Em separação.
Diferente disso, a tag para compra da etiqueta, não aparecerá.
01 - No menu lateral, acesse Vendas > Listar pedidos
02 - Na listagem de pedidos, você pode selecionar os pedidos que deseja efetuar o pagamento da etiqueta > clicar em "Pagar frete com desconto"
03 - Prossiga conferindo as informações da etiqueta e o valor a ser pago com o seu saldo disponível na conta.
Dica: O Enviali te dá a possibilidade de editar as dimensões do volume com o tamanho exato da embalagem a ser enviada. É uma vantagem para aquele pedido que possui diversos produtos e você irá enviar em uma única embalagem.
Somente é possível editar as dimensões das etiquetas antes de serem adquiridas. Para isto, antes do pagamento da etiqueta, você pode clicar no ícone de lápis conforme imagem abaixo:
04 - Caso você já tenha saldo na conta, clique em Pagar com saldo da conta
05 - Pronto! Ao finalizar o pagamento da etiqueta, é só clicar em Imprimir etiquetas.
06- Agora você deve seguir clicando em "Imprimir etiquetas", para realizar a impressão e a postagem dos seus pedidos!
Tem dúvidas de como colocar a etiqueta na embalagem? clique aqui para confira o artigo. 👈
Onde visualizo as etiquetas pagas?
Acesse Enviali > Gerenciar etiquetas > na aba "Aguardando Envio", você consegue visualizar todas as etiquetas já pagas e que devem ser levadas até os Correios/Transportadora para envio, de forma prática para a sua organização.
Além disso, é possível realizar algumas ações como:
A etiqueta tem prazo de vencimento?
Sim, após a etiqueta ser paga, você tem 15 dias para levá-la até os Correios/Transportadora, após esse período a etiqueta é expirada, sendo necessário cancelar a etiqueta expirada e gerar uma nova etiqueta.
❗Importante: se você pagar uma etiqueta e depois precisar cancelá-la, não se preocupe! O valor pago por ela será estornado como saldo em sua conta do Enviali.
Como faço em caso de devolução, existe etiqueta reversa?
No momento, o Enviali não dá a opção de gerar uma etiqueta reversa, mas na Loja Integrada temos um parceiro para esse tipo de necessidade, a Troquecommerce, que está disponível no painel de Aplicativos.
Para mais informações, acesse o artigo sobre: Troquecommerce