Como funciona o recurso Carrinho Abandonado?
O Carrinho Abandonado identifica os usuários que abandonaram produtos sem finalizar a compra em sua loja, você terá acesso às informações preenchidas pelo cliente no carrinho e os produtos adicionados.
Você deve usar as informações de forma estratégica para recuperar essa venda, o contato com esse cliente pode ser de forma manual ou automática.
Em qual plano está disponível o recurso Carrinho Abandonado?
A edição do conteúdo do e-mail é através do recurso Editor de e-mails, que está disponível no plano Expansão. Utilizando os dois recursos você poderá editar o e-mail de recuperação de carrinho e personalizá-lo conforme a sua estratégia, por exemplo: oferecer algum benefício ou desconto para concluir a compra.
Confira o passo a passo: Como utilizar o Editor de e-mails na Loja Integrada?
Caso você tenha o plano Escala, os e-mails serão disparados com uma mensagem padronizada + listagem dos produtos adicionados no carrinho. Como na imagem abaixo:
Caso você queira fazer a migração do seu plano, siga o passo a passo da migração.
Como ativar o Carrinho Abandonado?
01 - Acesse Marketing > Carrinho Abandonado
02 - Nesta página, você visualizará a lista de carrinhos abandonados.
⚠️ Importante saber:
O carrinho abandonado aparecerá na lista após 1 hora.
Carrinhos abandonados possuem um ciclo de, no máximo, 7 dias, ao finalizar esse período as informações são excluídas automaticamente.
03 - Para configurar o envio automático de e-mails para os clientes, acesse configurações:
04 - Em seguida, selecione a opção Envio de e-mails: automatizado
05 - Ao selecionar o envio automatizado, defina a partir de qual horário poderá disparar e-mails e quando deve pausar os disparos, exemplo: entre 07h e 23h.
06 - A edição da mensagem de saudação do whatsapp, para disparos manuais pode ser feita diretamente no painel onde todos poderão colocar a sua identidade no texto!
07 - E por último, configure a periodicidade do envio dos e-mails.
Você pode selecionar mais de um período, e o cliente só receberá as notificações caso ainda não tenha efetuado a compra.
Exemplo de funcionamento: se você definir o horário de notificações 07:00 às 22:00, e um cliente abandonar o carrinho às 23h00, esse cliente receberá a 1º comunicação às 07h00 do dia seguinte, mesmo que você tenha selecionado para enviar "1h após".
Como editar o e-mail do Carrinho Abandonado?
A edição do e-mail do Carrinho Abandonado está disponível no plano Expansão. Para editar é bem simples:
Selecione o período que deseja enviar o e-mail e clique em Editar e-mail, você será direcionado para a página de edição.
Como funciona o envio do Carrinho Abandonado pelo Whatsapp?
A funcionalidade de recuperação do carrinho abandonado estará disponível para os clientes que chegaram a preencher o número no carrinho de compras.
01 - Ao clicar no ícone de enviar mensagem no Whatsapp, você será direcionado para o redirecionado ao seu WhatsApp que deverá estar aberto em seu navegador
02 - Clique em "Iniciar conversa"
03 - A conversa abrirá em seu WhatsApp com a mensagem pronta para ser enviada, conforme imagem abaixo, mas se desejar você consegue editar o texto antes de enviá-lo:
Bem fácil, né?! Agora você já sabe como reverter o carrinho abandonado pelo Whatsapp em alguns cliques.
Como funciona o filtro dos carrinhos?
É possível filtrar os carrinhos abandonados por: Produto, Categoria, Valor e Região:
Como exportar a lista de carrinhos abandonados?
É possível exportar a lista dos carrinhos abandonados na sua loja clicando no botão “Exportar” no topo da lista, ao lado do botão de “Configurações”.
Depois disso você receberá, por download, uma planilha com as mesmas informações de carrinho abandonado exibidos no painel: dados do cliente como endereço e telefone, além dos dados do carrinho, como nome e id dos produtos, valor e quantidade.