Como funciona o recurso Carrinho Abandonado?
O Carrinho Abandonado identifica os usuários que abandonaram carrinhos sem finalizar a compra em sua loja, você terá acesso às informações preenchidas pelo cliente no carrinho e os produtos adicionados.
Você deve usar as informações de forma estratégica para recuperar essa venda, o contato com esse cliente pode ser de forma manual ou automática, e pode acompanhar os resultados através da tela de métricas de abandono. Clique aqui para saber mais sobre a tela de métricas.
Conheça também o novo recurso de Produto Abandonado, que sugerimos utilizar em conjunto com Carrinho Abandonado.
Em qual plano está disponível o recurso Carrinho Abandonado?
O recurso do carrinho abandonado está disponível para todos os planos pagos.
A edição do conteúdo do e-mail é através do recurso Editor de e-mails, que também está disponível em todos os planos pagos. Utilizando os dois recursos você poderá editar o e-mail de recuperação de carrinho e personalizá-lo conforme a sua estratégia, por exemplo: oferecer algum benefício ou desconto para concluir a compra.
Confira o passo a passo: Como utilizar o Editor de e-mails na Loja Integrada?
Caso você não modifique o template, os e-mails serão disparados com uma mensagem padronizada + listagem dos produtos adicionados no carrinho. Como na imagem abaixo:
Caso você queira fazer a migração do seu plano, siga o passo a passo da migração.
Como ativar o Carrinho Abandonado?
01 - Acesse Marketing > Carrinho Abandonado
02 - Clique no botão "Ativar agora" para configurar automaticamente, ou clique em "Ir para lista de abandonos" caso queira configurar manualmente.
03 - Nesta página, você visualizará a listagem de carrinhos abandonados.
⚠️ Importante saber:
O carrinho abandonado aparecerá na lista após 1 hora.
Carrinhos abandonados possuem um ciclo de, no máximo, 7 dias, ao finalizar esse período as informações são excluídas automaticamente.
04 - Para configurar o envio automático de e-mails para os clientes, acesse configurações:
05 - Em seguida, selecione a opção Envio de e-mails: automatizado
06 - Ao selecionar o envio automatizado, defina a partir de qual horário poderá disparar e-mails e quando deve pausar os disparos, exemplo: entre 07h e 23h. Esse horário é uma configuração global tanto para carrinho abandonado quanto para produto abandonado, então o mesmo horário será respeitado para ambas as campanhas.
07 - A edição da mensagem de saudação do whatsapp, para disparos manuais pode ser feita diretamente no painel onde todos poderão colocar a sua identidade no texto!
08 - E por último, configure a periodicidade do envio dos e-mails.
Você pode selecionar mais de um período, e o cliente só receberá as notificações caso ainda não tenha efetuado a compra.
Exemplo de funcionamento: se você definir o horário de notificações 07:00 às 22:00, e um cliente abandonar o carrinho às 23h00, esse cliente receberá a 1º comunicação às 07h00 do dia seguinte, mesmo que você tenha selecionado para enviar "1h após".
Como editar o e-mail do Carrinho Abandonado?
A edição do e-mail do Carrinho Abandonado está disponível através da ferramenta Editor de e-mails, disponível para todos os planos pagos. Para editar é bem simples:
Selecione o período que deseja enviar o e-mail e clique em Editar e-mail, você será direcionado para a página de edição.
Como funciona o envio do Carrinho Abandonado pelo Whatsapp?
A funcionalidade de recuperação do carrinho abandonado estará disponível para os clientes que chegaram a preencher o número no carrinho de compras.
01 - Ao clicar no ícone de enviar mensagem no Whatsapp, você será direcionado para o redirecionado ao seu WhatsApp que deverá estar aberto em seu navegador
02 - Clique em "Iniciar conversa"
03 - A conversa abrirá em seu WhatsApp com a mensagem pronta para ser enviada, conforme imagem abaixo, mas se desejar você consegue editar o texto antes de enviá-lo:
Bem fácil, né?! Agora você já sabe como reverter o carrinho abandonado pelo Whatsapp em alguns cliques.
Como funciona o filtro dos carrinhos?
É possível filtrar os carrinhos abandonados por: Produto, Categoria, Valor e Região:
Como exportar/visualizar a lista de carrinhos abandonados?
É possível exportar a lista dos carrinhos abandonados na sua loja clicando no botão “Exportar” no topo da lista, ao lado do botão de “Configurações”.
Depois disso você receberá por download, uma planilha com as informações dos carrinhos abandonados dos clientes exibidos no painel com: endereço, telefone e e-mail. Além dos dados do carrinho, como: nome e ID dos produtos, valor e quantidade.
💡É importante saber: O SKU não aparecerá na planilha, somente o ID do produto, no qual, você pode localiza-lo na URL da página do produto. Exemplo:
Página do produto:
Planilha:
Como excluir um carrinho abandonado da lista?
É possível excluir um carrinho abandonado da lista, interrompendo o fluxo automático de e-mails. Para tanto, basta clicar no botão de exclusão no carrinho que você deseja remover da lista. O cliente pode gerar um novo carrinho abandonado e retornar para a lista, caso volte a abandonar produtos no carrinho da sua loja.
Como desativar o fluxo de carrinho abandonado para um usuário?
Além do próprio usuário poder realizar o optout das campanhas de carrinho abandonado através do link no rodapé dos e-mails, o lojista também pode remover o cadastro de um usuário através do painel.
01 - Entre no cadastro desejado clicando no carrinho da lista no painel. Nos detalhes do carrinho, abaixo do endereço, clique no botão “Excluir cadastro no carrinho”, após isso confirme a exclusão no modal que se abrirá e pronto, o usuário está descadastrado.
Isso fará com que esse usuário não entre mais no fluxo de carrinho abandonado e com que deixe de receber os e-mails dessa campanha, mas não o impedirá de continuar recebendo outros e-mails da loja, como de pedido efetuado, pedido enviado, etc.
02 - Selecione a opção "Estou ciente e concordo com a exclusão desse cadastro do carrinho abandonado" > e clique em Confirmar
03 - Pronto! A exclusão será realizada com sucesso.
Como o cliente pode se descadastrar dos e-mails de carrinho abandonado sem acionar a loja?
Em todos os e-mails de carrinho abandonado disparados pela loja e plataforma, no fim da mensagem, é apresentado um botão para se descadastrar.
01 - No e-mail, o cliente precisará clicar em "Se não deseja mais receber essa notificação, clique aqui.
02 - Após clicar no botão para se descadastrar, o cliente será redirecionado para uma página informando o sucesso da ação, com: "Sua inscrição foi removida com sucesso".
Dessa forma, o cliente conseguirá se descadastrar das notificações de carrinho abandonado da sua loja.
Quais são as informações coletadas quando o cliente tem o carrinho abandonado?
Para os clientes que se cadastraram e estão logados na loja: serão coletados todos os dados do carrinho, exceto a senha e informações sobre o pagamento;
Para os clientes que não se cadastraram e não estão logados na loja: somente o e-mail.