Caso você tenha um comércio de alimentos, seja um restaurante, bar ou padaria, e queira comercializar seus produtos em um e-commerce, é possível fazê-lo utilizando a Loja Integrada.

Para te ajudar com isso, criamos este artigo para te ajudar nas principais configurações a serem realizadas na sua loja para entrega de alimentos e bebidas.

Esse artigo foi dividido em quatro tópicos:

  • Cadastro de produto

  • Forma de envio

  • Forma de pagamento

  • Funcionalidades extras


Cadastro de produto

Assim como uma loja online convencional, você também terá um catálogo de produtos, e neste caso, os seus produtos serão as fotos dos pratos e/ou refeições que você vende, acompanhamentos, bebidas, sobremesas e tudo o que estiver disponível no seu cardápio.

Por isso, antes de iniciar o cadastro dos seus produtos, é importante que você tenha:

  • Fotos dos seus produtos,

  • Preços que irá praticar dentro da sua Loja Delivery (caso queira inserir preços diferentes do que você pratica no seu ambiente físico),

  • Preço de custo dos seus produtos (para acompanhar a evolução do seu faturamento)

Com isso em mãos, sugerimos três tipos de configurações:

1. Produto simples

Ao utilizar esta opção, sugerimos cadastrar os pratos individuais: as bebidas, acompanhamentos, sobremesas e tudo que estiver disponível em seu cardápio.

Vale lembrar que para este caso, não é necessário limitar o seu estoque. Isso porque quando você não quiser mais que determinado prato seja vendido, basta desativá-lo dentro do seu painel. Para realizar essa configuração, siga esse passo a passo: Como cadastrar um produto simples?

2. Combos de produtos

Crie combos com valores promocionais como: um prato específico + sobremesa + bebida. Dessa forma você consegue aumentar o ticket médio da compra. Para esse tipo de produto, sugerimos que seja feito um combo diferente por dia. Siga os passos abaixo para criar seus combos.

  • Nas informações principais do produto, as configurações serão muito parecidas com o cadastro de um produto simples, com a diferença de que ele será composto por “3 produtos” em um só.

3. Variações nos produtos

Crie variações de seus produtos com kit de talheres, sachês de catchup e mostarda e mais alguma outra coisa que achar válido. Dessa forma você evita enviar para quem não tem necessidade.

Você pode criar variações dentro dos seus produtos para perguntar aos seus clientes se eles desejam talher, sachês de catchup, guardanapos ou qualquer outro item extra. Isso te ajudará inclusive a economizar alguns valores, afinal, caso esse cliente não tenha interesse em receber esses itens, você não precisará enviar.

Atenção! Para que essa variação seja aplicada ao produto, basta seguir os passos de cadastramento de produto que falamos lá em cima, com um diferencial: no campo variação, selecione Sim e complete as informações conforme mostramos neste tutorial.

Pontos de atenção!

  • Com relação ao código do produto (SKU), ele é obrigatório e funciona como um controle interno para o próprio lojista. Sinta-se à vontade para utilizar um código automático gerado pela Loja Integrada ou um próprio caso você tenha. (alguns restaurantes utilizam o número do prato do cardápio).

  • O preço de custo, recomendamos que insira pois te ajudará a entender o lucro efetivo das suas vendas, mas caso não tenha, basta deixar em branco.

  • Na seção "Peso e dimensões", insira o peso do produto e não se preocupe com as dimensões, afinal o método de envio não será Correios ou qualquer transportadora.


Forma de envio

Por você conseguir vender os seus produtos, a única forma de envio que precisa ser cadastrada é a de Motoboy. Para cadastrar essa forma de envio, basta seguir as etapas deste artigo: Configurando o frete - Motoboy


Forma de pagamento

Você pode configurar qualquer um dos meios de pagamentos integrados à nossa plataforma, mas recomendamos que não habilite a opção de boleto bancário pois não faz sentido para entrega de delivery.

Outra opção que é possível disponibilizar é o pagamento na entrega, caso já tenha uma maquininha.


Funcionalidades extras

  • Habilite o campo de comentário no checkout: É possível habilitar uma caixa de comentário, onde seu cliente pode colocar alguma observação do pedido que está realizando. Exemplo: carne bem passada, sem maionese entre outras

    coisas.

  • Alerta frete grátis: É possível configurar em sua loja um alerta de frete grátis, avisando para seu cliente inserir mais X reais no carrinho, para ganhar frete grátis. Por exemplo: se você oferece frete grátis a partir de R$100,00 e seu cliente fez uma compra de R$90,00. O Alerta informará que faltam apenas

    R$10,00 para que ele passe a ter frete grátis naquela compra.

  • Brinde: é uma ótima estratégia que pode contribuir muito para que seu cliente queira fechar a compra, por isso, caso esteja dentro do seu planejamento de negócio, recomendamos muito que configure essa funcionalidade. O brinde pode ser uma opção legal para você configurar uma sobremesa ou uma bebida a partir de X reais de compras, por exemplo.

  • Agendamento de entrega (data e hora): Nosso parceiro oferece uma ferramenta de agendamento de data e hora para a entrega do produto, as regras e intervalos são alinhados de acordo com a sua necessidade.

Pronto, espero que tenha gostado de todas as dicas! Seguindo todas as etapas que constam neste artigo, você terá criado sua loja para vender os seus produtos.

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