Manual de migração para a Loja Integrada

Reunimos aqui as principais dúvidas pra quem tá pensando em migrar para a Loja Integrada.

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado ontem

Como realizar a migração para a Loja Integrada?

A Loja Integrada é uma plataforma para criação de e-commerce. Reunimos ferramentas e integrações super necessárias pra gerenciar uma loja virtual de um jeito bem fácil e completo. A plataforma da Loja Integrada é boa pra quem tá começando e pra quem já vende na internet. Isso porque, as integrações dão aquela força em toda a gestão e ajudam a loja virtual a vender a beça.

Para o sucesso da migração da sua loja é importante realizar um planejamento, e pra te ajudar reunimos aqui um material de apoio para realizar a migração da sua loja.

Dica: Se você nunca teve uma loja virtual, recomendamos que acesse os artigos pra quem tá começando agora: Como iniciar minha loja na LI.


Consigo fazer a migração da loja sozinho?

Sim, você pode realizar todo o processo sozinho, e é bem fácil configurar a sua loja conosco, basta seguir nossas orientações.

Mas caso não se sinta seguro para fazer sozinho, você pode:

  • Fazer a migração com praticidade com os nossos parceiros, conheça os serviços disponíveis aqui*.

  • Adquirir o Plano Elite, você desfrutará de um atendimento prioritário com nosso suporte especializado, disponível por meio de texto, voz e vídeo. Nossos especialistas estarão prontos para esclarecer todas as suas dúvidas de forma direta e eficiente.

*Esses custos não estão relacionados a plataforma.


Quais são os passos para migrar a minha loja?

Pra te ajudar listamos abaixo as configurações necessárias para migrar a sua loja. Confira o checklist:

Escolha o melhor plano

Antes de a gente falar sobre os nossos planos, vale lembrar que nenhum dos nossos planos te cobra por vendas. Isso mesmo! E você pode criar a sua loja no plano grátis e começar a vender sem pagar nada!

Antes de contratar um plano, indicamos que confira os detalhes e funcionalidades de cada plano, em caso de dúvidas, assine o plano Crescimento e à medida que a sua loja virtual vai crescendo, aumentando o número de vendas e de visitantes, vai ser necessário acrescentar mais recursos, quando isso acontecer, você pode realizar o upgrade de plano.

💡Agora se você precisa de ajuda para entender melhor o seu plano ideal, preencha esse formulário que o nosso time irá te ajudar: clique aqui.

Importando/aproveitando dados da loja antiga (Produtos/Clientes)

Importação de produtos

O seu ERP é um ótimo aliado para realizar a migração. Você pode importar e exportar seus produtos, categorias e imagens facilitando e agilizando muito a migração.

Se você já tem um ERP, fica bem mais fácil de trazer algumas informações. Caso você não tenha, conheça os principais ERPs disponíveis na LI.

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Ou seja, um software que automatiza muitos dos processos e das integrações de seu e-commerce. Esta ferramenta é muito importante em vários aspectos da operação de uma loja virtual e, com certeza, irá ajudar muito na migração de sua loja.

Mas caso você não tenha um ERP, a migração dos produtos pode ser feita via planilha de produtos com o formato XLSX. O arquivo deve ter tamanho máximo de 5 MB ou 10.000 linhas e o intervalo entre envio de planilha para importação é de 15 minutos. Baixe o arquivo modelo aqui.

📌 Antes de fazer uma simples migração em massa, não esqueça que esse é o melhor momento para rever seus produtos, categorias e descrições.

Para enviar a planilha, você deve seguir o seguinte passo a passo dentro do seu painel: aqui. Leia todo o artigo com atenção!

Como cadastrar produtos simples de forma massiva?
Como cadastrar produtos com variações de forma massiva?

Importação de clientes

Os clientes deverão ser cadastrados manualmente. Pela nossa experiência, algo que costuma trazer resultado é realizar uma campanha de recadastramento, que basicamente consiste em enviar um e-mail pra toda a sua base de clientes sugerindo um novo cadastro na loja (que está na nova plataforma). Reforçar para os clientes a importância deles precisarem se cadastrar novamente e oferecer um cupom de desconto interessante como recompensa.

Redirecionamento de páginas indexadas (redirect 301)

O Redirect 301 é um código que deve ser usado para redirecionar os usuários que digitam um determinado endereço online para outro endereço que você determinar.

Ou seja, as pessoas que digitarem o endereço de sua loja antiga serão redirecionadas para a sua nova Loja Integrada. Dessa forma a migração não irá impactar o seu posicionamento nas ferramentas de busca.

📌 O redirect 301 não se aplica a domínios diferentes. O redirect 301 é só quando um produto muda de URL para outra URL, dentro do mesmo domínio.

01 - No seu painel de administração, acesse Produto > Importar/Exportar. Então, selecione a opção para solicitar a exportação de produtos, conforme mostra a imagem abaixo:

02 - Assim que clicar para solicitar, você deverá aguardar alguns minutos para que a tabela seja enviada para o e-mail que você utilizou para criar sua Loja Integrada. Você receberá o seguinte conteúdo:

03 - Abra a planilha e navegue até a última coluna preenchida e, na próxima coluna vazia, crie uma célula com o nome url-antiga, conforme o exemplo abaixo

04 - Insira, neste campo, o caminho da antiga URL do seu produto, por exemplo: www.lojaantiga.com/bolsa-infantil/bolsa-rosa, o caminho a ser inserido é: /bolsa-infantil/bolsa-rosa.

05 - Após alterar todas as URLs, basta importar essa tabela para sua loja acessando seu painel de administração, e depois Produtos > Importar/Exportar. Feito isso, selecione a opção Escolher arquivos, e então Importar Produtos. Agora é só aguardar a atualização!

🔔 É importante saber:

  • O redirecionamento 301 só poderá ser feito para páginas de produto, não contemplando assim, outras URLs da loja.

  • O tempo para atualizar varia de acordo com a quantidade de produtos constantes na planilha.

Pronto! Agora as URLs foram atualizadas e seu cliente não terá qualquer problema quando buscar seus produtos.

Configure meios de pagamentos

No plano grátis da Loja Integrada, você poderá ativar somente o método de pagamento Pagali. Mas ao aderir um de nossos planos pagos você pode instalar diversos meios de pagamento, assim é possível conseguir taxas melhores com os mesmos, além de proporcionar ao seu cliente mais opções na hora de fazer o pagamento em sua loja, aumentando assim as suas chances de converter a venda.

💡 Acesse nossos artigos sobre meios de pagamentos:

Configure meios de envio

O frete é um dos fatores decisivos para o cliente finalizar a compra em sua loja, por isso na Loja Integrada possuímos diversas formas de envio para você oferecer ao seu cliente.

Seja Correios, transportadora, motoboy, retirada pessoalmente e até mesmo uma forma de envio personalizada por região, além de integração com Gateways de frete.

💡 Como fazer para integrar as ferramentas de frete à sua loja:

Atualize o visual da loja

A Loja Integrada oferece uma loja de temas com vários layouts pensados exclusivamente para ajudar a sua loja a vender mais. Com certeza você vai encontrar um tema que se assemelha a sua loja atual. Além disso, você pode fazer customizações via CSS e Javascript, se precisar de alguma ajuda neste processo você pode contratar um dos nossos parceiros aqui.

Mas se você for lojista do plano pago, você tem acesso aos nosso temas gratuitos para ativar em sua loja.

Vale ressaltar que, por uma questão de tecnologia, não é possível fazer a migração do layout de sua loja de forma automatizada.

Dicas:

Configure seu domínio

Antes de direcionar o domínio para sua nova loja, realize uma compra teste, verifique a integração com o ERP, geração de etiqueta de envios e todos os detalhes que envolvem a sua logística, siga esse passo a passo: Como fazer uma compra teste?

Tudo pronto para colocar a sua loja no ar? Este é o momento de redirecionar seu domínio para a sua nova loja.

Apontamentos DNS

01 - No painel de configurações do seu domínio, acesse a tela onde são criados novos apontamentos ou entradas DNS. Serão necessários 2 apontamentos: tipo A e CNAME

⚠️ Cada empresa possui painéis com características próprias, então recomendamos que pesquise ou até mesmo pergunte ao suporte da empresa que você adquiriu o domínio onde encontrar a tela para criar as entradas DNS.

02 - Criar a entrada Tipo A

No campo Entrada: coloque @ ou deixe em branco

No campo Destino: coloque o IP 54.232.92.235

Deverá ficar como no exemplo abaixo:

Após preencher os campos, clique em Salvar.

03 - Agora faremos outro apontamento, criar a entrada Tipo CNAME

No campo Entrada: coloque: www

No campo Destino: coloque: www.site.com.br.cdn.vtex.com

(Substitua o "www.site.com.br" pelo endereço do seu domínio)

Atenção: Colocar o "www" antes do endereço do seu domínio é obrigatório.

Conforme o exemplo abaixo:

Clique no campo para salvar as alterações que você realizou na zona DNS.

No painel da sua Loja Integrada

Agora que os apontamentos DNS já estão configurados no painel do domínio, vamos finalizar a configuração dentro da sua Loja Integrada.

01 - Acesse seu painel e clique em Configurações > Domínio próprio

02 - Na seção Configurar domínio principal, marque a opção "Li as instruções e estou ciente..."

03 - Em seguida, preencha com o endereço do seu domínio sem https:// e sem www > clique em Adicionar

Pronto! Agora seu domínio já está configurado em sua loja e pronto para ser utilizado.

Estamos aqui na torcida da sua migração e pelo sucesso da sua loja! Caso tenha dúvidas durante o processo, preencha esse formulário que nossos canais de atendimento.

Conte conosco!

Respondeu à sua pergunta?